O Brasil ocupa o sexto lugar entre os países com o maior número de dados vazados no ano passado, 24,2 milhões, mostra levantamento da empresa Surfshark. Com o avanço da tecnologia, o roubo de informações digitais vem se tornando cada vez mais comum no mundo.
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O fenômeno beneficia pessoas más intencionados, que usam esses dados para aplicar golpes e fraudes, como contratar empréstimos e cartões de crédito no nome da vítima. Felizmente, existe uma maneira bem simples de verificar se isso aconteceu.
Consulta pela internet
O Banco Central tem um sistema que permite a consulta de informações financeiras do consumidor pela internet, como empréstimos, chaves Pix, financiamentos, operações de câmbio e muito mais. A plataforma é gratuita e o cidadão pode utilizá-la quantas vezes quiser para monitorar seu CPF.
De acordo com o BC, os relatórios do portal Registrato são sigilosos e só podem ser consultados pelo próprio consumidor ou por alguém autorizado por ele. Veja como fazer:
- Acesse o site registrato.bcb.gov.br;
- Faça login com uma conta gov.br, do Sisbacen ou do próprio Registrato;
- Na página inicial, escolha a opção desejada e clique em “Consultar”.
A partir de 1º de fevereiro de 2023, o acesso só será possível com uma conta gov.br. Para criar a sua e poder utilizar a uma série de serviços do governo usando um login único, entre no site https://sso.acesso.gov.br e siga as instruções na tela.
O que fazer em caso de transação suspeita?
Se o cidadão encontrar uma transação financeira não solicitada em seu nome, deve entrar em contato com a instituição financeira responsável (os dados serão exibidos no Registrato) e, se preciso, registrar um boletim de ocorrência. Caso a situação não seja resolvida, ele pode fazer uma reclamação junto ao Banco Central, no telefone 145 ou na aba “Fale Conosco” do site.