scorecardresearch ghost pixel



Banco Central anuncia mudança relacionada aos ‘valores esquecidos’

Acesso ao sistema do BC terá alteração importante a partir do 1º de fevereiro de 2023. Saiba como vai funcionar.



O Banco Central informou aos usuários que fará uma mudança importante no sistema do portal Registrato. A partir do dia 1º de fevereiro de 2023, o acesso só será possível com uma conta na plataforma gov.br.

Leia mais: INSS confirma pagamento do 13º salário em cota única; confira a data

A conta serve para comprovar a identidade do usuário em meios digitais e garantir sua segurança. O registro é feito de forma gratuita e garante o acesso a uma série de serviços com um login único, como inscrição ENEM, consulta à CNH e diversos outros.

Segundo o BC, a descontinuação do login próprio do Registrato ocorrerá apenas no próximo ano para que os usuários que ainda não possuem conta gov.br tenham tempo suficiente para se cadastrar.

“Desde o início do ano, a maioria dos usuários já utiliza seu login na conta gov.br para acessar os sistemas do BC. Até fevereiro do ano que vem, aqueles que ainda não possuem conta gov.br poderão continuar acessando pelo login próprio do Registrato, mas vamos estimular as pessoas físicas e jurídicas a criarem o quanto antes sua conta gov.br”, disse Carlos Eduardo Gomes, chefe do Departamento de Atendimento ao Cidadão (Deati) do Banco Central.

O Registrato é um portal que reúne dados sobre a sobre a vida financeira do cidadão. Com ele, é possível ter acesso a informações gratuitas sobre dívidas, cheques devolvidos, contas, chaves Pix e operações de câmbio.

Como criar uma conta gov.br?

O usuário pode criar sua conta no aplicativo social gov.br ou pela internet, acessando este link. Basta digitar seu CPF, clicar em “Continuar” e seguir os passos informados na tela.

Quem preferir também pode usar as credenciais de uma conta bancária de uma das instituições financeiras credenciadas para criar o login. O processo é totalmente gratuito.

Dinheiro esquecido

O BC não informou se a mudança no acesso também valerá para o Sistema Valores a Receber (SVR), plataforma de consulta e resgate a dinheiro “esquecido” em instituições financeiras. Atualmente, o SRV tem um site próprio e independente do Registrato.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário