Melhor país para se aposentar: posição do Brasil no ranking surpreende

Noruega é o melhor país para se aposentar, segundo um ranking global. Ficou surpreso? Veja a posição do Brasil e quais os maiores indicadores da pesquisa.



Um ranking global está indicando qual é o melhor país para se aposentar nos dias de hoje. O levantamento considera fatores como a saúde, o bem-estar, a renda, a segurança e a qualidade de vida como um todo. Veja em qual posição está o Brasil e onde viver é melhor lugar para ficar ao chegar na terceira e melhor idade.

Leia mais: INSS terá novas regras para a aposentadoria em 2023

Os dados foram analisados pela Natixix Investment Managers. O Brasil aparece na 43ª colocação de um total de 44 economias pesquisadas. O resultado ruim para o país é fruto da inflação alta, assim como da segurança e dos gastos dos brasileiros com produtos e serviços essenciais, a exemplo da energia elétrica básica.

Melhor país para se aposentar

No total dos 44 países analisados, a Noruega ocupa o topo da tabela. Segundo a pesquisa, é o melhor lugar para se aposentar e curtir o resto da vida, visto que o país se prepara melhor para o envelhecimento da sua população.

O Brasil está na outra ponta da lista, ou seja, no penúltimo lugar. O país está na 43ª posição. O motivo para isso é a disparada da inflação, assim como o preço pago nos alimentos, na moradia e os altos índices de violência.

Esse ranking da Natixix Investment Managers considera os países desenvolvidos e membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), assim como os emergentes dos Brics, que reúne o Brasil, Rússia, Índia e a China. Atualmente o nosso país ganha apenas da Índia.

Em outras palavras, quem se aposenta e vive no país sofre muito mais os efeitos da inflação e a queda no poder de compra. A pesquisa apontou que 2022 foi um dos piores anos da história recente para a aposentadoria.

Confira o ranking completo e veja onde as pessoas deveriam viver na terceira idade:

  1. Noruega;
  2. Suíça;
  3. Islândia;
  4. Irlanda;
  5. Austrália;
  6. Nova Zelândia;
  7. Luxemburgo;
  8. Holanda;
  9. Dinamarca;
  10. República Tcheca;
  11. Alemanha;
  12. Finlândia;
  13. Suécia;
  14. Áustria;
  15. Canadá;
  16. Israel;
  17. Coreia do Sul;
  18. Estados Unidos;
  19. Reino Unido;
  20. Bélgica;
  21. Eslovênia;
  22. Japão;
  23. Malta;
  24. França;
  25. Estônia;
  26. Polônia;
  27. Cingapura;
  28. Portugal;
  29. Chipre;
  30. Eslováquia;
  31. Itália;
  32. Hungria;
  33. Lituânia;
  34. Chile;
  35. Letônia;
  36. México;
  37. Rússia;
  38. Espanha;
  39. China;
  40. Grécia;
  41. Turquia;
  42. Colômbia;
  43. Brasil;
  44. Índia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário