scorecardresearch ghost pixel



Nova identidade só será emitida para quem corrigir ESTE erro no CPF

Numeração da nova carteira de identidade dos brasileiros será unificada por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF).



O novo documento de identidade chegou em agosto a parte dos estados brasileiros, e até março de 2023 estará presente em todos eles. Parte dos brasileiros que querem solicitar a Carteira de Identificação Nacional (CIN) ainda não pode fazer isso por conta de um erro bem simples.

Leia mais: Nova identidade já é obrigatória no Brasil? Saiba quando trocar o documento

Uma das medidas tomadas pelo governo para evitar fraudes foi unificar a numeração da CIN por meio do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Até então, o cidadão poderia ter até 27 números diferentes tirando um RG em cada estado.

Para ter acesso à nova identidade, o brasileiro precisará estar com o CPF regularizado junto à Receita Federal. Quem possui qualquer pendência deve resolvê-la antes de solicitar a versão atualizada do documento.

Como resolver o problema?

A regularização está disponível pela internet, no site da Receita. O serviço é destinado tanto a aqueles que estão com inscrição “Suspensa”, quanto àqueles que estão na situação “Pendente de Regularização”.

Caso um seja gerado um protocolo de atendimento, o cidadão deverá enviar alguns documentos via e-mail para o Fisco, sendo: RG, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço e selfie segurando a identidade.

Para jovens com menores de 16 anos, também é preciso encaminhar o documento de identidade oficial com foto do responsável que realizou a solicitação de atualização, bem como um documento que comprove sua tutela ou guarda, quando for o caso.

Outra forma de regularizar o cadastro, alterar dados e até emitir o CPF é procurar uma agência dos Correios. Cidadãos maiores de 18 anos e menores de 70 anos devem apresentar título de eleitor, comprovante de alistamento eleitoral, protocolo de inscrição e/ou certidão da Justiça Eleitoral, além de pagar uma taxa no valor de R$ 7.




Voltar ao topo

Deixe um comentário