scorecardresearch ghost pixel



Nova identidade já é obrigatória no Brasil? Saiba quando trocar o documento

Emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) começou no início de agosto em parte dos estados.



A emissão da nova identidade, a Carteira de Identificação Nacional (CIN), começou no dia 4 de agosto em parte dos estados brasileiros. Desde então, a procura pelo documento é grande nos postos de Goiás, Minas Gerais, Acre, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Distrito Federal.

Leia mais: CNH venceu entre janeiro e junho de 2021? Prazo para renovar está acabando

De acordo com as determinações publicadas pelo governo federal, o prazo para que os entes federativos adequem seus sistemas e comecem a emissão da nova versão termina em março de 2023.

Troca é obrigatória?

A substituição do Registro Geral (RG) antigo pela CIN será feita de forma gratuita e gradativa. O processo levará dez anos para ser totalmente concluído, já que a identidade atual é válida até 2032.

Enquanto isso, o cidadão pode seguir utilizando seu documento de identificação normalmente, sem nenhum prejuízo.

A grande mudança é que o número da identidade ficará atrelado ao CPF (Cadastro de Pessoa Física), o que deve coibir fraudes. No Brasil, um cidadão pode tirar até 27 documentos com numerações diferentes, um cada estado ou DF.

Mudanças na CNH

Outro documento que passou por mudanças recentes é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que teve sua nova versão lançada em junho. O documento ganhou uma série de recursos de segurança, como tinta fluorescente e itens que ficam visíveis apenas sob luz ultravioleta.

Com novo visual, a habilitação tem detalhes nas cores verde e amarela, um quadro com um pictograma do veículo para o qual o motorista está habilitado, além de uma série de outros elementos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário