scorecardresearch ghost pixel



Pessoas manipuladoras: aprenda como identificá-las antes que seja tarde

Nem sempre é fácil romper uma relação amorosa, de amizade ou afetiva com alguém familiar. O problema é que essa pode ser a única solução para cuidar da sua saúde mental.



As pessoas manipuladoras têm o poder de acabar com a autoestima dos outros e interferem diretamente no bem-estar e na felicidade alheia. Por isso, é importante saber como identificá-las antes que o problema se torne ainda mais grave.

Veja também: Traços discretos da personalidade de pessoas tóxicas para ficar de olho

Como identificar pessoas manipuladoras

Confira quais são os sinais que as pessoas manipuladoras costuma expressar com frequência:

1 – Idealização e culpa

Logo no início é possível identificar sinais das pessoas manipuladoras. Quando o outro começa a falar coisas do tipo “não vivo sem você” ou “você é a coisa mais incrível que já me aconteceu”, tenha cuidado. Uma dose de excesso pode ser sintoma da paixão, mas isso em demasia acende uma luz de alerta que talvez seja melhor ser vista rapidamente.

Uma pessoa abusiva tenta seduzir pela culpa e pela pressão. Isso tudo serve para que ela manipule você no futuro.

2 – Depois, as críticas acabam chegando

A segunda fase é a da desvalorização. Em um relacionamento abusivo, a pessoa tóxica começa a trabalhar com a autoestima do cônjuge. As roupas e a aparência começam a ser criticadas com muita frequência. Seria como se você não pudesse mais fazer nada certo e que tudo que vem de você perde o valor.

3 – Pessoas manipuladoras fazer você sentir vergonha

A vergonha advém de todas as questões anteriores, pois ela é um sintoma de impotência diante das pessoas manipuladoras. A pessoa acaba se sentindo presa e comprometida com o seu capataz. Isso traz vergonha e a aprisiona mais ainda na situação.

4 – Controle de ações

Para identificar pessoas manipuladoras, você deve ficar de olho em questões ligadas à privacidade. Normalmente, o manipulador quer saber de tudo e sempre se incomoda com qualquer novidade em sua vida privada.

Se o outro vive olhando suas mensagens no celular e interferindo em suas relações, cuidado, são grandes sinais de alerta.

O que fazer?

A verdade é uma só e bem dura de ser encarada. Não há muito o que se possa fazer nessa situação. Diante de pessoas manipuladoras, você precisa se afastar, terminar um relacionamento e se recompor para seguir com a vida adiante.

Especialistas indicam procurar por amigos e parentes que possam dar uma ajuda emocional. Do contrário, vá a grupos de ajuda e recomece a vida.




Voltar ao topo

Deixe um comentário