A aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é destinada ao trabalhador que cumpriu seu papel e contribuiu com a previdência durante seus anos de serviço. Em alguns casos, o cidadão que trabalhou em certos períodos pode conseguir antecipar a concessão do benefício.
Leia mais: Aposentado pode receber até R$ 7.087 do INSS. Saiba como conseguir
Comprovando a atividade profissional em momentos específicos e regularizando sua situação, é possível aumentar o tempo de contribuição e antecipar a aposentadoria. Abaixo, conheça três possibilidade e descubra se você se encaixa em alguma delas.
1. Emprego sem carteira assinada
Mesmo que não tenha a carteira assinada, o indivíduo por comprovar o tempo de serviço e o exercício da atividade usando outros tipos de documento. Alguns exemplos são: ficha de registro, holerites, comprovantes de férias, extratos bancários, recibos de pagamento e documentos do sindicato.
2. INSS atrasado
Aquele que deixou de contribuir com o INSS durante determinados períodos tem a chance de fazer o recolhimento retroativo. O prazo do atraso pode ser de até cinco anos e a cobrança inclui encargos, como multas e juros. Para períodos superiores a cinco anos, o trabalhador só pode quitar os atrasados por meio de indenização previdenciária.
3. Aluno de escola técnica
O período em que o indivíduo estudou em escola técnica pode ser contabilizado no tempo de contribuição para garantir a aposentadoria mais cedo. Para isso, o interessado deve comprovar que houve remuneração e vínculo empregatício.