A superdotação é uma característica psicológica reconhecida que deve ser diagnosticada por um profissional. Portanto, seu estudo envolve maneiras de estabelecer ferramentas de desenvolvimento humano. As crianças nesse espectro podem enfrentar dificuldades envolvendo adaptação em diversos ambientes, como o escolar e também no trabalho.
Veja também: Você pode aparentar mais inteligência no trabalho com estas dicas
Enfrentando o julgamento
Muitas vezes a opinião alheia está influenciada pela ignorância, negando a existência desse fator. Alguém que apresenta altas habilidades e facilidade de aprendizado costuma ter hiperfoco. Isso diz respeito a sua capacidade de se concentrar em determinada atividade, desconsiderando as ocorrências ao seu redor e o contato social.
A importância do acolhimento
É preciso entender como a criança se sente e criar uma atmosfera acolhedora, na qual ela também entenda suas diferenças. Não ultrapasse certos limites tentando estimular ações que causem desconforto, respeitando seus sentimentos com empatia. Reflita sobre necessidades específicas e nunca deixe de comunicar a escola e outros responsáveis.
Comportamentos que demonstram superdotação
- Aprendizado rápido em relação às outras crianças e memória notável.
- Consegue relacionar várias informações e tem interesses em áreas muito específicas.
- Desenvolve habilidades artísticas e psicomotoras de forma exemplar.
- Fica sozinho a maior parte do tempo e prefere ser autodidata, ficando entediado com rotinas repetitivas.
- Expressa seus argumentos de forma séria e com vasto vocabulário.
- Concentra-se rapidamente e não gosta de ser interrompido.
- Não acredita em qualquer afirmação e sempre está em busca do porquê.
A partir dos 2 anos e 6 meses de idade a criança pode passar por uma avaliação, porque apesar do nível de desenvolvimento, precisa brincar e se divertir, como outras pessoas da mesma idade.
Deixe que os interesses intelectuais não impeçam seu papel de ter autoridade e ensinar as primeiras tarefas ao bebê. Tente compreender sua forma de ver o mundo e participe ativamente das novas descobertas.