scorecardresearch ghost pixel



Sua CNH venceu em setembro de 2021? Prazo de renovação termina amanhã, 30

Agendamento para realização do serviço de coleta biométrica deve ser feito no portal do Detran da região. Veja como.



Motoristas do Distrito Federal estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde setembro de 2021 precisam solicitar a renovação até amanhã, 30. A data final para atualização do documento foi prorrogada em razão da pandemia de Covid-19.

Leia mais: Alerta Detran: quase 200 mil motoristas terão a CNH SUSPENSA em breve

O novo calendário consta na Resolução nº 895/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e tem validade para fins de fiscalização em todo o país. Os novos prazos são os mesmos para quem tem Permissão para Dirigir (PPD).

A mudança tem como objetivo evitar uma sobrecarga nos serviços dos Detrans e se estenderá até agosto de 2023. Veja o calendário previsto para este ano:

Data de vencimento  Prazo de renovação 
setembro de 2021 até 30 de setembro de 2022
outubro de 2021 até 31 de outubro de 2022
novembro de 2021 até 30 de novembro de 2022
dezembro de 2021 até 31 de dezembro de 2022

Prazo de validade

O prazo de validade da CNH varia de acordo com a idade do motorista, sendo:

  • Até 49 anos: validade de 10 anos;
  • Entre 50 e 69 anos: validade de 5 anos;
  • Acima de 70: validade de 3 anos.

Quem deixa de renovar a CNH no prazo correto e conduz um veículo com o documento vencido há mais de 30 dias está cometendo uma infração de trânsito. A punição prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

Processo de renovação

O condutor deve agendar a coleta biométrica no Detran, pelo Portal de Serviços do órgão ou no aplicativo Detran Digital. Na data marcada, ele terá sua fotografia, assinatura virtual e biométrica coletadas. É necessário apresentar documento de identificação original, CPF e comprovante de residência.

Quando for o caso, ele também deve comparecer a uma clínica credenciada para realizar os exames necessários e prosseguir com o processo. A taxa de emissão varia de estado para estado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário