Um dos temas mais polêmicos que tange os relacionamentos amorosos se concentra na traição. Um ato de infidelidade pode causar feridas profundas e mágoas permanentes em algumas pessoas. Ver a confiança ser jogada no lixo e descartada como se não valesse nada, é algo que mexe com a autoestima e com a saúde mental das pessoas.
Veja também: Conhece a teoria do apego? Veja o que ela revela sobre seu relacionamento
Por isso, vale a pena entender melhor como funciona e como prevenir uma traição, se é que isso é possível
O que é uma traição?
Via de regra, uma traição acontece quando uma pessoa quebra o acordo de confiança que existe em um relacionamento. Ou seja, ela mente, se relaciona, e mantém relações ocultas com outras pessoas.
Normalmente, isso ocorre por circunstâncias variadas. Pode ser que a infidelidade nasça da covardia em terminar uma relação desgastada e sem sentido, do medo de ficar só, da insegurança ou do fetiche. Seja qual for o motivo, é preciso ficar claro que o traidor é sempre o culpado.
Aprenda a se respeitar
Embora não exista uma forma de evitar a traição, existem maneiras de ficar de olhos bem atentos e de não sofrer como uma pessoa traída.
O autorrespeito e o amor-próprio são fundamentais para identificar um relacionamento problemático e acabar com ele antes que você acabe com alguma mágoa.
Além disso, caso descubra uma traição, tenha em mente que a culpa não é sua, já que você não pode controlar os pensamentos e ações de outras pessoas.
Sinais de traição
Vale a pena conferir alguns dos sinais clássicos da traição.
1 – Hora extra no serviço
Talvez uma das desculpas mais clássicas que pode ou não estar relacionada a um caso de traição é esta. Homens que trai costumam arranjar expediente extra no trabalho com bastante frequência. Na verdade, a pessoa está apenas se relacionando com outra de forma escondida e usa o trabalho para despistar a parceira.
2 – Ligações inúteis por falta da bateria
Você está precisando falar com ele, mas o celular só cai na caixa postal ou parece que está sem sinal? Desligar o aparelho para não ser encontrado e ter mais tempo de inventar desculpas é uma tática comum e bem clichê.
Aliás, a bateria realmente pode acabar às vezes, mas isso não deve ser verificado todos os dias.
3 – “Ele é apenas uma amiga”
Você está desconfiada de uma traição e já até sabe quem pode ser a “outra”? Se o seu namorado ou marido vive falando que “ela é só uma amiga”, abra o olho. Este pode ser um dos sinais clássicos de infidelidade.
4 – Sempre está em casa e recusa convites para sair?
Principalmente no início do namoro, é comum que os casais recém-apaixonados querem se ver com alta frequência. Por isso, se ele sempre diz que está cansado e que vai ficar em casa, cuidado. Este também pode ser um grave sinal de traição.