scorecardresearch ghost pixel



Vai acabar: prazo para baixar e-Título termina neste sábado

Ferramenta está disponível nas principais lojas de aplicativos do Google, com acesso via celular, tablet, sistema operacional Android e iOS.



Os brasileiros que querem ter o título de eleitor digital no celular, o e-Título, só poderão baixá-lo até este sábado, 1º de outubro, um dia antes das Eleições 2022. O primeiro turno ocorre no domingo e, durante este dia, a emissão do app passa a ser suspensa.

Leia mais: Eleições: dá para votar só com o celular? Veja quais documentos levar

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o retorno acontecerá na segunda-feira, 3. A ferramenta está disponível nas principais lojas de aplicativos do Google, com acesso via celular, tablet, sistema operacional Android e também para dispositivos iOS.

O que é o e-Título?

Lançado em 2017 pelo TSE, o e-Título foi pensado para substituir o título de eleitor em papel. Na prática, ele fornece às autoridades as informações necessárias para a identificação do cidadão.

Suas funcionalidades incluem: consulta a débitos eleitorais, acessar informações sobre local de votação, emitir certidões de quitação eleitoral (como a exigida para a emissão de passaporte), possibilidade de justificar a ausência no dia da votação de forma online e acessar a área de dúvida sobre a situação eleitoral do indivíduo.

É preciso conexão com a internet?

Apenas para baixar e instalar o e-Título no dispositivo. No dia da eleição, por exemplo, mesmo que a pessoa não tenha conexão à internet, ela pode mostrar aos fiscais o título de eleitor digital na tela do aparelho. Somente algumas funções mais específicas requerem conexão com a internet.

Mas atenção: segundo o TSE, o download está disponível para celulares e dispositivos que rodem o sistema operacional a partir do Android 6.0, de 2015, e iOS 13, de 2019. Ou seja, aparelhos muito antigos podem não rodar a ferramenta.

Lembrando que o e-Título funciona como uma versão digital do título de eleitor físico, que também pode ser apresentado normalmente no dia das eleições.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário