O WhatsApp informou que corrigiu a falha de segurança grave encontrada no aplicativo de mensagens nos últimos dias. A brecha permitia que o hacker infectasse o celular da vítima remotamente usando um software malicioso (vírus) durante uma chamada de vídeo.
Leia mais: WhatsApp terá chamadas por vídeo através de link compartilhável
O cibercriminoso podia usar essa vulnerabilidade para executar um código e enviar uma solicitação de videochamada ao usuário. Com isso, ele conseguir controlar o mensageiro e acessar as informações da vítima.
O erro foi encontrado nas versões anteriores à 2.22.16.12 do WhatsApp e WhatsApp Business para Android e iPhone (iOS). De acordo com o site TechCrunch, um porta-voz da empresa afirmou que o problema foi resultado e que não houve “nenhuma evidência de exploração” da brecha.
Outro ‘bug’ que possibilitava que o hacker enviasse um vídeo ao usuário também foi corrigido nessa atualização.
Como atualizar o WhatsApp?
Para descobrir se seu aplicativo está utilizando uma versão vulnerável, acesse o menu “configurações”, opção “ajuda” e verifique se o sistema é inferior à v2.22.16.12. Em celulares Android, clique nos três pontinhos na tela, depois em “configurações”, em seguida em “dados do aplicativo”.
Caso o WhatsApp esteja desatualizado, basta entrar na Play Store ou App Store e baixar a versão mais recente da ferramenta.