scorecardresearch ghost pixel



Afinal, posso ser preso se deixar de pagar fatura do cartão de crédito?

Muitas pessoas utilizam crédito e não sabem exatamente quais são as consequências ligadas à falta de conformidade com os prazos estabelecidos.



Apesar do atraso no pagamento dos boletos resultar em grandes juros, é comum esse tipo de esquecimento. Uma outra razão para que isso seja frequente, diz respeito à falta de recursos financeiros. Independente do motivo, você pode não saber exatamente o que acontece com quem deixa as faturas acumulando, sem notificar as instituições financeiras sobre a inadimplência. 

Veja também: Inclusão: cartão de crédito que fala valor da compra será lançado no Brasil

Você não pode ser preso 

A não quitação de uma dívida não está prescrita no Código Penal, portanto, não pode resultar em prisão. No entanto, existem exceções como aqueles que se negam a pagar pensão alimentícia ou estão envolvidos em certas fraudes. Sendo assim, o devedor não é considerado criminoso na aquisição de produtos e serviços lícitos, mas sofre sanções administrativas. 

Cuidado com a inadimplência 

Se você adiar cada vez mais uma fatura, existe um prazo para que o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) seja registrado no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Quando alguém se torna inadimplente, significa que está em dívida com alguma empresa, tornando esse status visível para outras organizações, sejam elas privadas ou públicas. 

O risco do nome ficar vermelho 

A presença do seu nome nesse banco de dados bloqueia o acesso a uma série de produtos e serviços financeiros. Entre eles, cadastro em bancos para obter cartões de crédito, financiamento e até a restrição ao parcelamento em compras. Essa consequência restringe a oportunidade da pessoa organizar melhor suas finanças, exigindo um esforço para voltar a ter sustentabilidade. 

Deixando de ser confiável 

Não importa o que você teve que passar para ter deixado o boleto do cartão de crédito de lado, o banco e outras instituições podem deixar de confiar em você, bloqueando benefícios. Lembre-se que essa informação de que há dívida ativa no seu nome, fica disponível a todos que acessarem o site do SPC Serasa, avaliando a viabilidade de propostas financeiras. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário