scorecardresearch ghost pixel



Aposentado do INSS que votou no 1º turno já fez a prova de vida

Segurados não precisarão mais se descolar aos bancos para recadastramento obrigatório. Confira outras práticas que asseguram a comprovação de vida pelo segurado.



Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que votaram no primeiro turno das eleições já asseguraram o recadastramento anual da prova de vida, suspensa até dezembro deste ano. A regra se aplica mesmo que o cidadão não participe do segundo turno no dia 30 de outubro.

Leia mais: INSS paga benefício de R$ 606 para quem conseguir emprego; veja como receber

Dessa forma, a partir de janeiro de 2023, os segurados não precisarão mais se descolar aos bancos para fazer a comprovação obrigatória. Esse procedimento será feito mediante o cruzamento de informações. O próprio INSS vai utilizar as bases de dados do governo federal para checar se os beneficiários estão vivos.

Segundo a presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Adriane Bramante, basta realizar uma participação nas eleições deste ano para comprovar que está vivo. “Tudo o que o segurado do INSS utiliza na plataforma gov.br serve para alimentar o banco de dados do governo federal e, consequentemente, como comprovação de vida”, completou Adriane.

Prova de vida do INSS suspensa

Ao ser questionado para esclarecer dúvidas sobre a prova de vida, a autarquia explicou que “até o início de 2023, não será realizado nenhum procedimento (de prova de vida), e o segurado não precisa se preocupar”. O INSS, no entanto, reforça que os canais tradicionais para a realização recadastramento seguem funcionando.

“Se for da preferência da pessoa, ela ainda pode usar os terminais de autoatendimento dos bancos ou o próprio aplicativo do Meu INSS. Mas destacamos que o segurado não precisa mais sair de casa para fazer a prova de vida”, completou.

No caso da prova de vida para servidores públicos federais inativos e pensionistas da União, o recadastramento segue sendo feito nos aplicativos sougov.br e gov.br ou na agência bancária onde o pagamento é efetuado. Lembrando que o procedimento deve ser efetuado no mês de aniversário do cidadão beneficiário.

Outras ações que contam como prova de vida do INSS

Além da participação em eleições, existem outras formas de o beneficiário comprovar que está vivo para o INSS. Confira:

  • Realizar empréstimo consignado usando biometria;
  • Atendimento presencial em agências do INSS;
  • Perícia médica;
  • Vacinação;
  • Cadastro ou recadastro em órgãos de trânsito ou segurança;
  • Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico);
  • Recebimento de pagamento de benefício com biometria;
  • Em caso de Declaração de Imposto de Renda;
  • Emissão ou atualização de documentos, como passaporte, carteira de trabalho, carteira de identidade, entre outros.

Foto: Goksi/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário