scorecardresearch ghost pixel



Beber café pode aumentar seu tempo de vida, afirma estudo

Confira mais detalhes sobre a pesquisa que ressaltou o café como uma substância positiva para a saúde cardiovascular do organismo humano; entenda agora.



Quase meio milhão de pessoas participaram de um grande estudo sobre os efeitos do café. O mais impressionante é que a bebida preta foi associada à uma maior expectativa de vida. Além disso, ao contrário do que se pensa, o café ajudaria a prevenir arritmias e problemas do coração.

Veja também: Aumento da longevidade: descubra qual é o segredo para viver mais

Café preto: inimigo ou aliado?

De acordo com a análise, beber duas ou três pequenas xícaras de café moído, descafeinado ou solúvel todos os dias pode ser positivo. Foram analisados 449,5 mil dados de pacientes com idade média de 58 anos de idade, sendo que o sexo estava dividido quase em meio a meio.

Ao comparar a vida de quem bebia café com a de quem não fazia uso da bebida, foi constatada uma taxa de até 27% menos mortes nas pessoas por problemas cardíacos.

Claro que o mais indicado é buscar ajuda médica e orientação nutricional correta para garantir os efeitos positivos dessa bebida.

Mais benefícios da bebida para o coração

Alguns estudos anteriores já demonstravam os benefícios do café para o coração. No entanto, o grupo de amostragem era pequeno e não oferecia dados relevantes e confiáveis em quantidade necessária. No entanto, a cada dia que passa, novas evidências surgem para fortalecer a tese de benefícios do café.

A pesquisa realizada utilizou dados do UK Biobank, um grande estudo de saúde produzido no Reino Unido. Ao todo, 382.535 pessoas participaram da pesquisa por meio dos dados já coletados. Todas elas tinham idade média de 57 anos, sendo que 52% eram mulheres.

Os dados mostram que os indivíduos que consomem entre 2 a 3 xícaras de café ao dia apresentam alguns benefícios. O hábito foi associado ao menor risco de aparecimento de arritmia, insuficiência cardíaca e mortalidade.

Existem pessoas que não devem tomar café

Mesmo que haja benefícios no café, a verdade é que existem pessoas que não devem abusar da cafeína. Esses grupos de pessoas são conhecidos e há várias pesquisas em torno do assunto.

  • Pacientes que tenham glaucoma

O glaucoma é uma doença grave que compromete a visão e pode causar cegueira. Uma forma de agravar o problema é aumentando a pressão no globo ocular. A cafeína oferece riscos de que isso aconteça.

  • Pessoas com intestino irritado não podem beber café

A síndrome do intestino irritado pode causar episódios frequentes de diarreia. O problema é que o café tem o potencial de intensificar o problema e causar transtornos na saúde por isso.

  • Presença de gastrite e refluxo são alertas

Se você sofre com gastrite ou refluxo gastroesofágico não deveria beber café. A cafeína pior sensivelmente esses dois quadros clínicos.

  • Grávidas e lactantes

Mulheres que estão esperando um bebê ou amamentando uma criança devem evitar ingerir cafeína. Sempre consulte o médico antes de mudar a dieta.

  • Problemas cardíacos

A cafeína não deve ser ingerida por pessoas que apresentem algum tipo de problema cardíaco.

Alerta!

Caso você siga uma dieta que restringe o consumo de carnes e de produtos de origem animal, deve ter mais cautela que o comum. A cafeína interfere diretamente na absorção de nutrientes que tem como origem os vegetais.

Uma dica é tomar o café um tempo depois de ter almoçado ou jantado, por exemplo. Assim, o organismo tem tempo de captar os principais nutrientes antes do café ser ingerido.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário