scorecardresearch ghost pixel



Brasil tem a menor inflação entre ESTES países do G20; confira o ranking

Previsão é de que, nos próximos meses, o país mantenha o percentual de inflação abaixo de grandes economias do G20, como a Itália, Rússia e Espanha.



O Brasil registrou no mês de setembro sua terceira deflação consecutiva, puxada pela redução dos impostos de combustíveis e de setores como energia elétrica e telefonia.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou um recuo de 0,29% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Leia mais: Preços no Brasil caem 0,29% com 3ª deflação consecutiva; veja os números

Na comparação com outros países, a inflação brasileira é uma das mais baixas. De acordo com projeções do mercado, a previsão é de que, nos próximos meses, o país mantenha o percentual de alta dos preços abaixo de grandes economias do G20, como a Itália, Rússia e Espanha. Confira a lista comparativa a seguir!

Inflação brasileira é a menor dos países do G20

Veja o ranking da inflação no acumulado dos últimos 12 meses que mostra a posição do Brasil entre os países do G20:

Ranking  País  Mês de Setembro de 2022
Turquia 83,5%
Rússia 13,7%
Alemanha 10,0%
Espanha 9,0%
Itália 8,9%
México 8,7%
Brasil 7,1%

O que motivou a queda nos preços?

Em território nacional, a queda nos preços pode ser atribuída aos setor de alimentos e combustíveis. A diminuição das alíquotas de impostos federais e estaduais sobre o preço da gasolina, energia elétrica e comunicações, somada à redução dos produtos derivados do petróleo pela Petrobras, ajudam a explicar a queda da inflação brasileira, de 8,7% para 7,1%.

Essa melhora na situação da alta dos preços no país, no entanto, pode durar apenas alguns meses. Isso porque algumas dessas reduções estão previstas para durar até dezembro, principalmente aquelas que envolvem a questão dos combustíveis. A expectativa é de um novo cenário para os preços logo no primeiro trimestre de 2023.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário