scorecardresearch ghost pixel



Conheça a vitamina que tem propriedades relaxantes e combate o estresse

A nutrição é um fator importante no tratamento de condições mentais ligadas ao desequilíbrio emocional e sobrecarga, que afetam grande parte da população.



Na Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, nos Estados Unidos, um grupo de pesquisadores resolveu entender os fatores por trás do bem estar ligados à alimentação. Sendo assim, associaram o consumo de determinadas vitaminas com o nível de felicidade ou a ausência de sintomas ligados às principais patologias hormonais, psicológicas e até psiquiátricas. 

Veja também: Lista: 9 alimentos que combatem o estresse e ajudam a relaxar

Por que as pessoas ficam estressadas?

Quando alguém realiza muitas atividades, ocorre um aumento na produção do hormônio cortisol, responsável por várias funções orgânicas. Enquanto o indivíduo está em estado de alerta, seu cérebro precisa processar muitas informações, aumentando o gasto de energia.

O estresse nada mais é do que essa etapa na qual o corpo está muito cansado ou deixa de responder aos estímulos coordenados, agindo por impulso e de forma acelerada. 

A importância da vitamina C 

A vitamina C ajuda a distribuir melhor os disparos hormonais, promovendo certo equilíbrio quanto às células do organismo. Inclua no seu cardápio frutas como amora, cereja, morango, acerola, kiwi, abacaxi, framboesa, manga, tomate e abacaxi. Em relação às verduras, prefira brócolis, pimentas, espinafre e couve. Faça um planejamento alimentar e crie um cronograma com cardápios diários para facilitar a retomada de hábitos mais saudáveis. 

Mantenha hábitos saudáveis 

A alimentação em si já vai ter um efeito positivo, mas atente-se ao sono, consumo de água e exercícios físicos. O estresse pode ser reduzido ou até mesmo eliminado com práticas de relaxamento: ioga, meditação e outras atividades lúdicas. Faça pausas durante o período de trabalho ou estudo, recuperando seu cérebro do esforço necessário para realizar inúmeras tarefas. 

A falta de vitamina C geralmente pode ser resolvida com refeições mais variadas e ricas na substância. No entanto, se a sua condição exigir suplementação, não faça por conta própria, procure um médico ou especialista da nutrição, evitando riscos relacionados aos rins. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário