scorecardresearch ghost pixel



Conheça os hábitos que mais prejudicam a saúde do seu fígado

Determinadas decisões não são feitas de forma consciente, resultando em alguns problemas que poderiam ser evitados com escolhas mais saudáveis.



O fígado é um órgão responsável pela síntese de gordura, mas assim como outros sistemas do corpo humano, algumas substâncias podem comprometer seu funcionamento. Algumas moléculas exigem uma atividade extra para que ocorra a quebra, deixando o metabolismo sobrecarregado, em diferentes graus conforme avaliação clínica a partir de exames e consultas médicas. 

Veja também: 4 hábitos simples que farão você se sentir mais feliz imediatamente

Estas atitudes fazem com que o seu fígado adoeça rapidamente 

Consumir bebida alcoólica em excesso 

Uma das principais funções hepáticas é a destruição das moléculas de álcool, então quanto mais uma pessoa beber, maior será a carga de energia exigida pelo fígado. O consumo frequente de bebidas alcoólicas acaba interrompendo o ciclo de recuperação do organismo, deixando-o fraco em vários aspectos, incluindo o sistema imunológico.

Comer muitos alimentos com açúcar refinado e gordurosos 

Assim como acontece no coração, o acúmulo de gordura na região infra-hepática atrapalha sua performance. Em casos graves, especialistas recomendam uma cirurgia que não deixa de ser arriscada. A prevenção é a melhor alternativa para não ter de lidar com tratamentos invasivos que começam na sala cirúrgica. 

Fazer uso de analgésicos frequentemente 

Em geral, os medicamentos também exigem bastante do fígado, mas os mais perigosos são aqueles que parecem inofensivos. Alguns países liberam a venda de certas fórmulas sem prescrição médica, como os analgésicos, que combatem inflamação e dores. Pela facilidade de acesso e preços populares, muitos exageram nas doses. 

Usar suplementos alimentares para crescimento muscular 

Primeiramente, antes de começar a usar suplementos, sempre consulte um nutricionista para obter a orientação necessária. As proteínas e fórmulas capazes de potencializar a formação de músculos rapidamente são complexas e precisam ser introduzidas na alimentação com muito cuidado. 

Tomar remédios que prometem a perda de peso 

Mesmo que pareça ser natural, o preparo de algumas ervas apresentam toxicidade, causando danos ao fígado. Sendo assim, até fissuras e machucados começam a surgir no órgão, afetando o bem estar de quem se sujeitou a cápsulas emagrecedoras de origem duvidosa. 

Deixar de praticar exercícios físicos 

Enquanto você não se exercitar, dificilmente vai queimar a gordura necessária para manter seu fígado saudável. A melhora na disposição e aumento do fluxo cardíaco, garante que as células trabalhem mais rápido, facilitando o desenvolvimento de todos os órgãos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário