Os novos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que começaram a receber os benefícios em maio deste ano terão direito ao décimo terceiro proporcional no mês de novembro. Vale para aposentados, pensionistas e beneficiários dos demais auxílios pagos pelo instituto. Confira o calendário completo.
Leia mais: Pente-fino do INSS pode CORTAR benefícios; entenda os riscos
O pagamento do décimo terceiro foi antecipado mais uma vez neste ano. Os valores foram pagos nos meses de maio e junho. É por isso que aqueles que entraram mais tarde na lista de beneficiários ainda não tinha recebido o valor proporcional. Sendo assim, o dinheiro será depositado em breve em cota única.
13º do INSS em novembro
O INSS divulgou que o pagamento será proporcional ao período de recebimento do benefício, ou seja, com base nos meses de maio até agora. O repasse será feito em 24 de novembro. Como de costume, o pagamento segue a sequência do número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito depois do traço.
A prioridade de recebimento é dos aposentados e pensionistas que ganham até um salário mínimo como recurso mensal. O critério considera então aqueles com cartão de dígito final 1. Já no dia 1 de dezembro é chegada a vez dos que ganham mais que um salário mínimo. Isto é, aqueles com finais 1 e 6.
Quem tiver dúvidas sobre a data de recebimento pode consultar por meio do aplicativo Meu INSS. Uma outra opção, para quem não tem acesso à internet, é entrar em contato pelo telefone 135. A dica dos especialistas é usar o dinheiro para quitar qualquer dívida existente para ficar livre dos juros e multas por atraso.
Veja abaixo o calendário oficial de pagamento conforme o dígito final do cartão:
- Para quem recebe até um salário mínimo:
1: 24 de novembro;
2: 25 de novembro;
3: 28 de novembro;
4: 29 de novembro;
5: 30 de novembro;
6: 1 de dezembro;
7: 2 de dezembro;
8: 5 de dezembro;
9: 6 de dezembro;
0: 7 de dezembro.
- Para quem recebe acima do salário mínimo:
1 e 6: 1 de dezembro;
2 e 7: 2 de dezembro;
3 e 8: 5 de dezembro;
4 e 9: 6 de dezembro;
5 e 0: 7 de dezembro.