scorecardresearch ghost pixel



Entenda como o hormônio do amor pode minimizar efeitos do infarto

Determinados hormônios são responsáveis por regular o funcionamento do organismo, principalmente quando se trata do sistema cardiovascular humano.



A ocitocina é popularmente conhecida como o ‘’hormônio do amor’’, dado que sua produção atinge grandes níveis quando alguém se encontra apaixonado. O bem estar ligado a um relacionamento saudável, na qual duas pessoas compartilham a vida de forma recíproca, promove benefícios capazes de promover uma rápida recuperação após um ataque cardíaco. 

Veja também: Estes grãos podem fazer tão mal ao coração quanto os açúcares, diz pesquisa

Uma importante descoberta científica 

Os pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, resolveram entender porque alguns pacientes se recuperam tão rapidamente de problemas cardíacos. A alimentação, prática de exercícios físicos e outros hábitos, apesar de serem relevantes, não explicavam todos os casos apresentados pelas clínicas. Ainda que os cardiologistas apresentassem certas justificativas, parecia que faltava uma explicação. 

Não esqueça de se apaixonar 

O estudo revelou que os indivíduos que produziam mais ocitocina, permitia que esses transmissores chegassem ao coração. Esse processo promoveu a regeneração celular, elevando as chances de cura. Considerada o hormônio do amor, dado que está fortemente ligada à uma vida amorosa ativa, comprova que os corações apaixonados realmente se beneficiam dessa satisfação de estar se sentindo amado de volta. 

Mantenha uma rotina saudável 

Contudo, é imprescindível manter outros hábitos, porque só garantir boas relações não salva ninguém de uma mesa de cirurgia. Olhe para a sua rotina de forma integral, procurando priorizar o equilíbrio nas escolhas alimentares, no sono e atividade física. Não negligencie sua saúde mental e passe a meditar, encontrando momentos de lazer em meio a correria do dia a dia. 

Aumente seu estoque de ocitocina 

Para obter ocitocina naturalmente mantenha uma dieta balanceada, mas invista em si mesmo, fortalecendo a autoestima. Fique ao lado de quem te transmite segurança e não desperdice seu tempo ao lado de pessoas capazes de trazer sentimentos ruins. Esse hormônio só vai ser produzido em momentos de extrema satisfação pessoal. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário