Afinal de contas, quais são os melhores óleos para fritura? Muito se fala a respeito dos danos para o sistema cardiovascular em consumir gordura, seja vegetal ou animal. O problema é que todo mundo adora o sabor e a praticidade das frituras no dia a dia.
Veja também: 4 alimentos pré-treino que vão elevar seu desempenho físico a outro nível
Confira abaixo quais são os dois melhores óleos para fritura, ou pelos menos quais são os mais indicados entre todas as opções.
Quais são os melhores óleos para fritura
Ao todo, existem dois que podem ser considerados como os melhores óleos para fritura. Os dados foram retirados de vários comentários de especialistas e de materiais acadêmicos respeitados, publicados em periódicos de ótima qualidade.
1 – Óleo de Canola
A canola não é uma planta, como muitas pessoas acreditam ser. Na verdade, este ingrediente se trata de um produto industrializado, feito a partir de várias outras gorduras vegetais. O lado positivo é que o óleo de canola possui apenas 7% de gorduras saturadas. Mais do que isso, ele é uma fonte de ômega-3, gorduras monoinsaturadas e fitosteróis saudáveis.
Embora esteja na lista dos melhores óleos para fritura, muitos pesquisadores ainda colocam um pé atrás ao indicar o produto de canola. Na prática, o que ocorre é que qualquer tipo de gordura aquecida perde suas propriedades positivas.
2 – Azeite extra virgem
Para muitos especialistas, este é o óleo vencedor, pois não há outro que chegue nem perto da prevenção e tratamento de doenças crônicas. Isso se deve não apenas às suas gorduras monoinsaturadas, mas também a todos os antioxidantes que contém, chamados polifenóis.
Os polifenóis do azeite extra virgem, de acordo com diferentes estudos, combatem os danos celulares e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer e a demência. Porém, a mesma regra sobre os melhores óleos para fritura citada acima se aplica aqui.
As altas temperaturas de um processo de fritura podem acabar com todos os benefícios do ingrediente.