scorecardresearch ghost pixel



Grupo Meta divulga lista com 400 aplicativos criados para roubar senhas

Infelizmente não é raro ver anúncios informando ataques hacker em massa, tornando-se uma preocupação constante de quem usa ferramentas digitais.



A empresa de Mark Zuckerberg fez uma varredura em busca de identificar programas nocivos aos usuários. O resultado foi surpreendente, pois cerca de 400 apps passaram a compor uma lista de ataques críticos, que comprometem a segurança das pessoas. 

Veja também: Anúncios estarão no feed e no perfil dos usuários dentro do Instagram

Os hackers tem como objetivo liberar recursos que pareçam úteis, mas na verdade só querem invadir contas e sequestrar dados. 

Um comunicado importante 

Atualmente muitas empresas de tecnologia se comprometem com a comunidade cibernética, buscando evidenciar potenciais crimes. David Agranovich, da equipe de segurança do grupo Meta, responsável pelo Facebook, WhatsApp e Instagram, afirmou que a companhia vai avisar a todos sobre os riscos envolvendo determinadas aplicações dos sistemas iOS e Android. 

Tenha cuidado com o que você baixa 

Há uma vasta disponibilidade de recursos nas lojas de apps, então é preciso redobrar a atenção quanto a soluções suspeitas. Muitos desses malwares estão escondidos em plataformas divertidas, criadas para viralizar: jogos 3D, sites que transformam pessoas em desenhos animados, horóscopo, saúde e outros que exigem o login pela concessão do e-mail e senha usados nas redes sociais. 

Em relação ao Facebook, tente minimizar os danos: 

  • Escolhendo senhas diferentes para os aplicativos. 
  • Criando senhas fortes, colocando todos os fatores de diferenciação como letra maiúscula, números, letras e símbolos. 
  • Utilizando a autenticação em dois fatores em todos os apps com dados críticos. 
  • Lembre-se de alterar a senha rapidamente quando perceber alguma atividade suspeita, impedindo outras ações por terceiros. 

O Google e a Apple já foram avisados e já estão planejando alguma resolução que reforme as barreiras de proteção dos aparelhos.

Apesar disso, é um consenso de que todos devem prezar pela própria segurança, ao compreender quais os riscos envolvidos em todos os downloads e sites acessados.

Verifique os precedentes, comentários e selos de segurança conferidos pelo suporte. Caso tenha vivenciado um vazamento de dados ou suspeite de algo parecido, não esqueça de denunciar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário