Nesta segunda-feira, 3, começam a valer as novas regras direcionadas ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) em todo o Brasil. Uma das principais novidades se concentra na possibilidade de o consumidor resolver e cancelar pendências ou serviços por meio digitais. Sendo assim, agora é possível ter um melhor atendimento via WhatsApp, por exemplo.
Veja também: Tecnologia pode colocar FIM às chamadas de telemarketing; aprenda como
Anteriormente, as empresas poderiam exigir que os consumidores entrassem em contato por meio de um canal específico. Agora, o mesmo meio por onde se contrata um serviço também funciona como via de cancelamento dele.
SAC permite cancelamento via chatbot
Na prática, o que acontece é que muitas empresas utilizam chatbot (atendimento robotizado e automatizado) para contratação de serviços. A mesma ferramenta eletrônica também poderá e deverá fazer o cancelamento caso o consumidor queira. Muitas empresas já contavam com essa opção para se adequara às novas regras do SAC.
Inclusive, não é só o WhatsApp que pode ser utilizado como meio para viabilizar o processo. Redes sociais, como Instagram, Facebook e outros softwares e mensagens também estão na lista das possibilidades.
Onde mais poderá ser cancelado o serviço?
Outro ponto fundamental a respeito do cancelamento via SAC está no fato de que ele poderá ser solicitado por quaisquer outros meios. Isso significa que se você estiver falando com a empresa fornecedora do serviço, independentemente do canal, o cancelamento deve estar entre as opções oferecidas.
Vale destacar que as normas regulamentadoras do SAC eram as mesmas de 2008. Ou seja, há 14 anos o serviço não passava por uma atualização de conduta.
O principal ponto é que todas as companhias que são regidas pela lei do SAC devem seguir as diretrizes atualizadas. Sendo assim, ficou mais fácil para que os consumidores tenham acesso às ações que desejam. Não será preciso ligar para vários números ou conversar com inúmeros atendentes para solicitar cancelamento, revisões e informações a respeito de sua contratação.