scorecardresearch ghost pixel



Prazo para auxílio-doença sem perícia do INSS é PRORROGADO

Nova decisão amplia em 90 dias o prazo para solicitação do benefício. Pedidos para recebimento do valor estão disponíveis via app Meu INSS.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) junto com o Ministério de Trabalho e Previdência decidiram prorrogar o prazo para a concessão do auxílio-doença sem a realização de perícia médica em 90 dias.

Leia mais: INSS paga benefício de R$ 606 para quem conseguir emprego; veja como receber

Com a decisão, fica permitido que o pagamento do benefício seja autorizado ao trabalhador via documento em caso de o prazo para a fila de espera para consultas ultrapassar 30 dias. O documento contendo a medida foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Além disso, o prazo para o saque, que seria agora em outubro, também foi prorrogado em três meses. Segundo a pasta, houve um amento no atendimento dos pedidos para a concessão do auxílio, com redução para 976 mil. No entanto, a fila de espera ainda está longe de ser finalizada.

Outra decisão da portaria diz que os casos não atendidos a tempo terão um novo espaço para prorrogações de prazos na agenda do INSS. As datas seriam anunciadas em caso de extrema necessidade do interesse público.

Simplificação do auxílio-doença do INSS

Buscando evitar aglomerações e exames mais “pontuais” durante a pandemia da Covid-19, o processo de retirada do auxílio-doença do INSS passou a ser simplificado. A medida vem sendo adotada pelo governo deste então.

A mudança contendo as novas regras foi firmada desde o mês de agosto, após a solicitação do benefício ter passado para o aplicativo Meu INSS. No caso de quem já tem perícia agendada, é permitido desistir do exame, optando pela análise exclusivamente documental.

Foto: Joa Souza/Shutterstock




Voltar ao topo

Deixe um comentário