O segundo turno das eleições de 2022 está marcado para o dia 30 de outubro. Os eleitores brasileiros vão às urnas mais uma vez para a escolha do próximo presidente do Brasil. Na disputa, temos os candidatos Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. Veja o dia e horário da votação, bem como a hora para a qual está previsto o resultado.
Leia mais: Eleições 2022: é possível pedir voto em trânsito para o 2º turno?
Os eleitores podem conferir todas as informações por meio do aplicativo e-Título. É por meio dele que os cidadãos encontram os dados acerca dos locais de votação, por exemplo. Além disso, um detalhe importante para todos terem em mente é que que quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo, desde que esteja em situação regular.
Dia e horário do 2º turno
Por definição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o segundo turno está marcado para o último domingo do mês. A maioria dos estados segue o fuso horário de Brasília. Sendo assim, a votação se dará da seguinte forma:
- Início da votação: 8h;
- Término da votação: 17h.
Os eleitores que votam nos estados de Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Amazonas começam cedo: 7h no horário local. Já no Acre e em parte do Amazonas, será ainda mais cedo: 6h no horário local.
A divulgação do resultado da votação está prevista para ter início às 17h. Sem dúvida este é o momento mais aguardado, que é quando os brasileiros vão conhecer o próximo representante do país pelos próximos quatro anos.
No primeiro turno, do total de 156 milhões de eleitores aptos a votar, cerca de 123 milhões compareceram às urnas. O número representa 80% do eleitorado. A abstenção ficou em 20,95%. Além da votação para presidente no segundo turno, a disputa pelo cargo de governador segue firme em 12 estados.
Os eleitores que estão com o título irregular só poderão resolver a pendência a partir do dia 8 de novembro. É o período em que o cadastro eleitoral fica restabelecido. Quem tem dúvidas sobre a situação do título deve fazer a consulta no Portal do TSE na aba “Eleitor”. É preciso escolher “Título de eleitor” e checar a “Situação eleitoral”.
Além disso, quem não votar em ambos os turnos tem de justificar a ausência até 1 de dezembro. O procedimento pode ser feito pelo aplicativo e-Título ou pelo Sistema Justifica e via Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE).