scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a usar o limão a seu favor e acabar de vez com o desperdício

As frutas costumam ter um alto grau de perecibilidade. Então, quando menos se espera, elas já estão estragando. Conheça dicas para mudar isso.



É preciso se planejar durante a semana para garantir que todos os alimentos da despensa serão usados, considerando uma ordem de prioridade. Isso quer dizer que primeiro devem ser adicionados às refeições aqueles que estão próximos da data de vencimento. No caso de frutas, verduras e legumes, observe o aspecto, destinando-o a uma receita. 

Veja também: Receita fácil! Aprenda a fazer torta de limão rápida que não vai ao forno

Observe seus hábitos de compra

Devido ao fato do limão ser muito versátil, as pessoas acabam comprando várias unidades. Embora seja um ingrediente requisitado, para temperar salada, fazer sucos e sobremesas deliciosas, não faz sentido adquirir uma dúzia de limões, se parte deles vai ficar na geladeira. Portanto, tenha atitudes econômicas, pegando apenas o necessário. 

Você está sem ideia do que fazer com o limão?

Infelizmente, é normal ficar sem ideias na hora de tentar reutilizar o que tem no refrigerador. Duas excelentes opções que são rápidas e práticas podem ser chás e água saborizada. Ambos concentram as propriedades do fruto, promovendo efeitos antioxidantes, essencial para melhorar o desempenho do metabolismo e fortalecer o sistema imunológico. 

Como fazer o seu limão durar mais

É possível bater um suco sem açúcar ou misturas concentradas e deixar nas formas de gelo, retirando-os minutos antes quando precisar usar nos preparos. 

  • Corte algumas rodelas e coloque na garrafa de água, adicionando outras frutas como abacaxi e laranja. 
  • Congele rodelas de limão, caso queira ter pedaços maiores para receitas futuras, que devem ser usadas em até 6 meses. 
  • Para desacelerar a oxidação, coloque os limões em sacos ou potes plásticos bem fechados e higienizados. 

Outra maneira de evitar que o limão comece a envelhecer muito rápido é prestar atenção no momento da escolha. Priorize aqueles que têm a casca mais grossa, aparência de um esverdeado intenso e nada murcho. Dependendo da variedade do fruto, sua estrutura pode ser mais frágil, como o limão sisciliano que tem um processo de amadurecimento rápido.

Foto: leandro soares lessa/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário