scorecardresearch ghost pixel



Bancos podem cancelar cartão de crédito por ESTE motivo inusitado

Todo cartão de crédito pode ser cancelado pelo banco em diversas situações, mas sem o cliente ser avisado? Não! Veja os detalhes.



São muitas as pessoas que acabam com o cartão de crédito suspenso de forma repentina e seguem sem entender o motivo do cancelamento. Essa medida pode ser realizada pelos bancos por diversas razões. Uma delas é a falta do uso da ferramenta. Deixando a suspensão de lado, eles também podem reduzir o limite disponibilizado.

Leia mais: Clientes DESTE banco podem conseguir limite extra no cartão de crédito

Tais situações ocorrem porque as instituições funcionam com limites operacionais, ou seja, há uma limitação na oferta de crédito. Dessa forma, se um cliente tem acesso a uma ferramenta dessas, mas não a utiliza, está impedindo que o banco oferte uma ou até mesmo um limite maior para outra pessoa que está querendo e precisando.

Além disso, vale ressaltar que essa inatividade também pode gerar prejuízos para os bancos. Sendo assim, é importante lembrar ao consumidor de que um cartão não utilizado por alguns meses pode ser cancelado a qualquer momento. Veja alguns motivos que podem fazer com o que o cliente tenha o crédito suspenso e saiba como evitar.

Como evitar que o cartão seja cancelado?

Mesmo que seja possível suspender o uso do cliente à ferramenta, a instituição não poderá realizar tal ação antes de enviar um aviso prévio para a pessoa. Dessa forma, essa situação só ocorre após uma notificação enviada pelo banco. Ela pode ser feita por e-mail ou mensagem. O intuito é avisar sobre o cancelamento e justificar a decisão.

Sendo assim, é usual que as instituições interrompam este serviço nos casos em que os clientes ficam sem utilizar o recurso por seis meses ou mais. Algumas até estender esse prazo para 12 meses. Claro, para evitar que isso aconteça com você, é necessário que utilize a ferramenta mensalmente. Também é interessante fazer uso de uma parte significativa do limite para que não haja uma diminuição do limite no mês seguinte.

O mais importante é que o cliente não fique mais de seis meses sem realizar compras ou pagamentos.

Pontos que levam ao cancelamento

A suspensão do cartão faz com que o cidadão perca seu crédito, ou seja, o recurso ficará inválido permanentemente. Sendo assim, não poderá ser utilizado outra vez. Além da inatividade, veja alguns dos outros motivos que podem fazer os bancos decidirem que devem revogar o seu direito ao cartão.

  • Pagamento constante do valor mínimo da fatura;
  • Atraso repetitivo no pagamento da fatura;
  • CPF irregular;
  • Nome negativado;
  • Fraudes;
  • Cartão descontinuado;
  • Desinteresse comercial;
  • CPF irregular.




Voltar ao topo

Deixe um comentário