Caixa desconta parcela do consignado do Auxílio Brasil um mês antes do combinado

Beneficiários que contratam o empréstimo consignado reclamam sobre o desconto antecipado da primeira parcela.



Cidadãos que contrataram o empréstimo consignado do Auxílio Brasil pela Caixa Econômica Federal reclamaram nas redes sociais que o banco descontou a primeira parcela antes do previsto. O abatimento antecipado foi observado no aplicativo oficial do programa.

Leia mais: Auxílio Brasil: calendário de novembro é atualizado; confira as datas

O calendário da próxima rodada só começa no dia 17 de novembro, mas já é possível consultar valores e outras informações pela internet. O extrato disponível na ferramenta mostra que a cobrança do crédito começará neste mês, e não em dezembro como combinado.

Em grupos no Facebook, usuários que nem mesmo contrataram o empréstimo consignado reclamam dos descontos. Segundo Paola de Carvalho, diretora de Relações Institucionais da Rede Brasileira de Renda Básica, muita gente está surpresa.

“As famílias foram pegas de surpresa, porque pegaram o crédito para desconto em dezembro e já viram o benefício ser descontado em novembro. Pior ainda é o uso eleitoral disso, quando muitos grupos reproduzem fake news de que isso só aconteceu porque Bolsonaro não se reelegeu”, avalia.

“Essa moda de aterrorizar os mais vulneráveis precisa ter fim. É fundamental ter políticas públicas que respeitem a vida e a dignidade das pessoas”, acrescenta.

Confira alguns comentários feitos no perfil da diretora:

Fonte: Extra

 

Fonte: Extra

 

Fonte: Extra

Caixa explica desconto

De acordo com a instituição financeira, o Ministério da Cidadania é responsável pela reserva antecipada do valor. “Na operação do Consignado Auxílio, o Ministério da Cidadania, responsável pelo pagamento do benefício, faz a retenção antecipada do valor da parcela e o posterior repasse dos valores à Caixa”, explica.

O banco também respondeu questionamentos sobre beneficiários específicos, como Mônica Lima, cujo extrato do Auxílio Brasil exibe um desconto de R$ 141 para este mês.

“Em relação ao caso específico, a data de 07/12/2022 informada no momento da contratação refere-se ao dia limite para repasse dos recursos pelo Ministério à Caixa ou para pagamento pelo cliente da prestação, quando não tiver sido possível o desconto do benefício”.

O banco informou que todas as orientações sobre o consignado estão disponíveis nas “cláusulas gerais do contrato” e no site da Caixa. Em meio à confusão, muitas famílias de baixa renda que contavam com a ajuda financeira poderão enfrentar dificuldades.




Voltar ao topo

Deixe um comentário