scorecardresearch ghost pixel



Empréstimo consignado ainda vale a pena em 2024? Conheça os riscos

Segurados do INSS, trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos podem contratar crédito consignado.



Os aposentados, pensionistas e servidores públicos possuem uma opção de crédito bem mais vantajosa do que a maioria das outras modalidades disponíveis no mercado. O empréstimo consignado é um produto que permite o desconto das parcelas diretamente no salário ou benefício do contratante, reduzindo as chances de inadimplência.

Leia mais: 13º salário do INSS: haverá ou não antecipação em 2024? Veja o que se sabe

Essa espécie de garantia oferecida ao banco por meio da própria renda do cliente possibilita a cobrança de taxas mais baixas e a criação de condições mais vantajosas. Sem dúvidas, os juros competitivos estão entre as maiores vantagens do consignado.

A lista de pontos positivos tem ainda a aprovação e a liberação rápida dos valores na conta, sobretudo para segurados do INSS. A margem consignável, percentual do salário que pode ser comprometido com o crédito, também costuma ser bastante atrativa.

Entre as vantagens do empréstimo consignado podemos citar os prazos estendidos para pagamento, o que garante a redução do valor das parcelas e evita que o cliente tenha que comprometer um volume muito grande de sua renda. Porém, também existem algumas desvantagens.

Desvantagens do crédito consignado

Um dos pontos negativos do contrato de consignado é justamente o desconto mensal, que pode chegar a 35% no empréstimo. Além disso, o trabalhador também pode ter que pagar até 30% do valor recebido na rescisão caso seja demitido, então é importante se planejar e conferir o contrato antes de assinar.

Outra desvantagem é o risco de perder o emprego e precisar quitar a dívida de uma vez. Essa situação é mais comum para os trabalhadores com carteira assinada, já que os segurados do INSS e servidores possuem maior estabilidade. Ainda assim, é preciso considerar a possibilidade.

Vale a pena contratar?

A resposta é: depende do caso. Para quem busca um empréstimo para quitar dívidas, realizar um sonho ou resolver um problema pessoal, o crédito consignado definitivamente é uma opção com taxas de juros mais baixas e condições mais vantajosas.

Porém, se a pessoa não precisa de uma solução financeira tão urgente, deve lembrar que todo o empréstimo resulta em cobranças adicionais que podem comprometer sua vida financeira por anos. Assim, é importante considerar cada caso para descobrir se compensa contratar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário