scorecardresearch ghost pixel



Celular lento e travando? 7 dicas para deixá-lo mais rápido

Quem nunca sofreu com um celular lento e que trava constantemente? Confira 7 dicas para deixar seu smartphone mais rápido.



Seu telefone celular está lento? Ele trava ao abrir vários aplicativos ao mesmo tempo? Com atualizações de software regulares e de longo prazo, além de aparelhos com configurações para lidar com a maioria dos aplicativos e jogos, a única ameaça real à velocidade do seu telefone é a idade.

Até mesmo smartphones populares podem passar por mudanças benéficas nos dias de hoje. A partir do momento em que você desembala seu novo dispositivo , você instala aplicativos e jogos e armazena muitos arquivos indesejados que atrapalham as coisas. Você descarregará e recarregará a bateria e testará o telefone quanto aos limites de desempenho e temperatura com aplicativos exigentes. É um ciclo vicioso.

Eventualmente, mesmo os melhores telefones mostrarão sinais de lentidão e travamento após alguns anos. Há coisas que você pode fazer para melhorar o desempenho do seu telefone. Embora esses métodos não o tornem tão rápido quanto os celulares de última geração, você deve notar uma melhara significativa de desempenho.

Se você está lidando com um telefone lento, que está travando e quer deixá-lo mais ágil, aqui estão nossas principais dicas para colocar um pouco de agilidade novamente em seu dispositivo.

1. Libere espaço de armazenamento

Se você possui um telefone mais antigo, provavelmente está muito familiarizado com a falta de espaço de armazenamento. Quando o telefone começa a ficar com pouca memória, ele fica lendo.

O Google e a Apple afirmam que você notará problemas de desempenho quando houver menos de 10% de armazenamento disponível no dispositivo. Manter seu espaço de armazenamento livre em torno de 20% vai tornar seu celular mais ágil.

2. Desinstale aplicativos não utilizados

Aplicativos não utilizados ocupam espaço de armazenamento em seu celular e podem entupir a memória (RAM) se forem executados em segundo plano. Se você baixou aplicativos que não usa mais, é bom desinstalá-los.

Essa ação melhora a suavidade do sistema e pode melhorar a vida útil da bateria. Existem diferentes maneiras de desinstalar aplicativos, mas geralmente você pode pressionar o ícone do aplicativo e selecionar Desinstalar ou arrastar o ícone para o prompt de desinstalação que aparece na parte superior da tela.

Da mesma forma, se você não deseja remover aplicativos, mas vive com um telefone lento, pode limpar os caches de aplicativos individuais. Toque no aplicativo em que deseja limpar o cache e selecione Limpar cache.

3. Altere a velocidade de animação do sistema

Alterar a velocidade da animação do sistema em seu telefone não o acelerará nativamente, mas criará uma percepção de que seu dispositivo está funcionando mais rápido.

Essa sensação de desempenho aprimorado do sistema se deve a um atraso de animação reduzido, fazendo com que as sequências gráficas terminem mais rapidamente.

Esse truque pode parecer quase mágico se as animações no seu telefone parecerem particularmente lentas. Você pode desativar as animações do sistema para obter melhores resultados. No entanto, você sacrificará os efeitos de transição chamativos no processo.

4. Reinicie seu celular lento

Reiniciar é a primeira coisa a fazer quando você está solucionando problemas de um dispositivo eletrônico. Essa dica simples pode fazer maravilhas pelo desempenho do seu telefone, especialmente se alguns processos irritantes de aplicativos em segundo plano causaram a queda.

O sistema de gerenciamento de memória é excelente e a maioria dos telefones tem RAM mais do que suficiente. Mas se você usar um telefone econômico com 3 GB ou 4 GB de RAM ou menos, uma reinicialização pode limpá-lo e melhorar o desempenho geral.

É uma boa ideia reiniciar o telefone pelo menos uma vez por semana. Mas se você perceber que está ficando lento entre as reinicializações, aumente a frequência para dias alternados. Só não espere resultados dramáticos desse truque se você possui um telefone principal ou de médio porte mais recente.

5. Use os aplicativos “Lite”

O Google e vários outros desenvolvedores oferecem edições “Lite” ou “Go” de seus aplicativos para dispositivos Android e iOS antigos e que tem memória RAM e armazenamento limitados. Os aplicativos “Lite” são alternativas menores e que consomem menos recursos do que suas contrapartes completas.

O Google oferece edições “Lite” de vários aplicativos, incluindo “Google Go”, “Câmera Go”, “Assistente Go” e “Mapas Go”. Você também encontrará edições Lite de outros aplicativos populares nas lojas de aplicativos, incluindo Twitter, Spotify e Facebook.

6. Atualize para o software mais recente

Se o seu telefone estiver lento, verifique as atualizações disponíveis que você ainda não instalou. A Apple e o Google otimizam o iOS e Android a cada nova versão, e a maioria dos fabricantes faz o mesmo com suas skins de software.

Portanto, atualizar para a versão mais recente pode liberar recursos do sistema em seu dispositivo, o que, por sua vez, pode ajudar a acelerar o carregamento do aplicativo e melhorar a suavidade do sistema.

7. Formate o seu aparelho

Se você trabalhou com todas as sugestões até agora e ainda está lidando com um dispositivo que está travando, é hora de tomar uma medida mais radical. Uma redefinição de fábrica é uma maneira excelente, mas extrema, de melhorar o desempenho. Ele restaura seu dispositivo ao seu estado original e apaga todos os seus dados.

Se você estiver pronto para formatar seu smartphone para as configurações de fábrica, primeiro crie um backup de seus dados essenciais. Então, depois de formatar o telefone, percorra a lista de aplicativos que você baixou, garantindo que você instale apenas os que você usará.




Voltar ao topo

Deixe um comentário