scorecardresearch ghost pixel



Conheça os principais usos inadequados do bicarbonato de sódio

Alguns componentes não apresentam riscos de forma isolada, mas dependendo do seu manuseio podem resultar em problemas graves.



É necessário ficar atento às possíveis reações de substâncias químicas, mesmo aquelas que são consideradas inofensivas. Por exemplo, o bicarbonato de sódio tem várias utilidades, seja na cozinha ou para fazer produtos de limpeza doméstico, mas exige cuidado quanto ao seu uso. Portanto, quando for criar uma receita diferente, verifique se não há orientações suspeitas. 

Veja também: Truque do bicarbonato de sódio para exterminar formigas: veja como fazer

Confira alguns processos nos quais você não deve usar bicarbonato 

Limpar de panelas para deixá-las brilhando 

Quanto à limpeza de superfícies, o bicarbonato de sódio realmente pode auxiliar na higienização, mas é preciso ter cuidado com utensílios. A fórmula acaba reagindo com o alumínio, promovendo manchas definitivas nas panelas. Sendo assim, use apenas produtos específicos e o próprio detergente, evitando a deterioração dos recipientes. 

Remover cheiro dos refrigeradores

Apesar de não apresentar riscos elevados, não é adequado lavar o refrigerador com essa substância. Primeiramente, porque não há eficácia comprovada de que o mau odor possa ser removido. Contudo, continue lavando sua geladeira utilizando materiais neutros, que não comprometem a segurança alimentar. 

Minimizar focos de incêndio 

Os extintores de incêndio apresentam bicarbonato de sódio em parte da sua composição, mas isso não quer dizer que uma mistura caseira seja capaz de apagar as chamas. Essa prática é perigosa e pode colocar a vida das pessoas em risco, então recorra à uma ajuda especializada. 

Substituir o fermento em preparos culinários 

É certo que algumas receitas pedem bicarbonato de sódio para alterar a aparência de bolos e outras massas. No entanto, o efeito do fermento dificilmente será replicado com uma porção de outra substância. A falta desse ingrediente vai comprometer seu resultado final. 

Remover acnes e suas manchas do rosto 

A pele é o maior órgão do corpo humano e acaba absorvendo todas as substâncias com as quais entra em contato. O bicarbonato de sódio pode modificar o pH da epiderme, deixando-a mais seca ou oleosa, então jamais procure por tratamentos alternativos sem orientação médica. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário