Funcionários de empresas privadas e servidores que ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep ainda estão dentro do prazo para resgatar a grana. O benefício pode chegar a um salário mínimo (R$ 1.212), de acordo com o tempo de serviço do trabalhador.
Leia mais: Auxílio Brasil: novo valor de R$ 750 pode se tornar realidade em 2023
O PIS é administrado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Banco do Brasil cuida do Pasep. Os programas colaboram com o desenvolvimento de empresas, mas também oferecem uma gratificação importante para o trabalhador.
Para receber o abono salarial PIS/Pasep, o interessado deve cumprir todos os requisitos listados abaixo:
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado por no mínimo 30 dias, consecutivos ou, no ano considerado para apuração;
- Ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais naquele ano;
- Estar com as informações corretas na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou e-Social.
Consulta ao número do PIS ou Pasep
O número do PIS/Pasep é uma informação importante, pois é com ele que o trabalhador fará a consulta e o resgate do seu benefício. Ele pode ser encontrado na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), no extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Também é possível fazer a consulta da numeração nas agências da Caixa (PIS) ou do Banco do Brasil (Pasep), e ainda nos canais digitais dos bancos pagadores do abono.
Já sei meu número, e agora?
O próximo passo é descobrir se você já recebeu o abono fazendo uma consulta diretamente nos canais dos bancos responsáveis. Veja quais são:
- Funcionário da iniciativa privada: Aplicativo Caixa Trabalhador, site da Caixa ou telefone 0800 726 0207.
- Servidor público: telefones 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 729 0001 (demais cidades) ou 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
Outras opções de consulta são o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, o Portal Emprega Brasil e o telefone da central Alô Trabalho, no número 158. Por meio deles, o trabalhador também pode se informar sobre onde realizar o saque do abono PIS/Pasep.