scorecardresearch ghost pixel



Consulta de valores esquecidos já foi liberada? Veja se há previsão

Sistema Valores a Receber do Banco Central permite consulta a valores deixados em instituições financeiras.



A segunda fase do Sistema Valores a Receber (SVR) estava marcada para o dia 2 de maio, mas precisou ser adiada em razão da greve de servidores do Banco Central. Criada no início do ano, a plataforma permite a consulta e resgate de recursos deixados em instituições financeiras.

Leia mais: Salário Mínimo 2023 poderá ter aumento real de até 1,4%; veja o valor!

Mais de 2,85 milhões pessoas físicas e jurídicas solicitaram um montante de R$ 245,8 milhões até o dia 24 de março. A primeira fase do sistema terminou em abril, e desde então os brasileiros aguardam a abertura da próxima.

Ao entrar no site do SVR, o usuário é informado que as “consultas ao Sistema de Valores a Receber (SVR) estão suspensas”. Para tranquilizar a população, o BC informa que os valores continuarão guardados pelos bancos, por isso não há risco de perdê-los.

Mudanças na 2ª fase

Apesar de ainda não ter começado, as mudanças adotadas na próxima etapa da consulta ao dinheiro “esquecido” já foram divulgadas. A principal delas é o fim da necessidade de agendamento, ou seja, será possível pedir o resgate dos valores logo após a primeira consulta.

Além disso, novas fontes de recurso serão incluídas, o que significa que mesmo quem já encontrou algum saldo poderá ter outras quantias para sacar. Veja quais são essas fontes:

  1. Tarifas cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  2. Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não previstas em Termos de Compromisso assinados pelo banco com o BC;
  3. Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
  4. Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
  5. Entidades em liquidação extrajudicial;
  6. Fundo Garantidor de Crédito;
  7. Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito.

Quando começa a 2ª fase?

Mais de três meses após o fim da greve dos servidores, o Banco Central ainda não informou quando retomará as consultas ao dinheiro esquecido. Assim que a nova data for anunciada, divulgaremos em nosso portal.

Para tirar as principais dúvidas sobre o sistema e acompanhar em primeira mão o lançamento da próxima etapa, acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br.




Voltar ao topo

Deixe um comentário