scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Copa do Mundo afeta funcionamento de bancos e comércio; INSS inicia calendário de novembro e paga 13º salário; Alerta de tempestade e ventania nesta quinta

Funcionamento de bancos, repartições e comércio durante a Copa do Mundo está entre os principais assuntos desta quinta, 24.



O primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar está marcado para esta quinta-feira, 24, às 16h. O evento afetará o horário de funcionamento de bancos, agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e estabelecimentos comerciais de todo o país.

Leia mais: Cuidado! INMET emite alerta de tempestade para mais de mil municípios

Hoje o INSS dá início aos pagamentos de aposentadorias e outros auxílios referentes a novembro. Até o dia 7 de dezembro, a autarquia também deposita o 13º salário de parte dos segurados.

A previsão do tempo para esta quinta tem alerta de tempestade e ventania em quatro das cinco regiões brasileiras. Veja mais detalhes nos destaques do dia.

Horário de funcionamento durante a Copa

A Seleção Brasileira disputa a partir das 16h de hoje sua primeira partida na Copa do Mundo 2022, que será contra a Sérvia. O jogo afetará o horário de funcionamento dos bancos, agências do INSS e parte do comércio.

Nos dias de partidas às 16h (horário oficial de Brasília), o atendimento nas agências bancárias ocorrerá exclusivamente das 9h às 14h, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Estados onde o fuso horário não segue o de Brasília devem considerar a diferença.

As agências do INSS também funcionam apenas até às 14h nos dias em que há jogos às 16h. Quando a partida estiver marcada para às 12h, as unidades ficarão fechadas o dia todo. Já nas datas de disputas às 13h, o funcionamento vai até às 11h.

As negociações na bolsa de valores brasileira (B3) seguem normalmente, sem alteração. Já os comerciantes podem decidir se abrem ou não seus estabelecimentos.

INSS paga aposentadorias e pensões

O INSS inicia nesta quinta o calendário de pagamento de aposentadorias, pensões e auxílios referentes ao mês de novembro. Mais de 36 milhões de pessoas devem receber algum recurso da autarquia nos próximos dias.

Os segurados são divididos entre quem recebe um salário mínimo mensal e quem ganha valores acima do piso nacional. Eles também são ordenados de acordo com o final do número de benefício, sem considerar o dígito após o traço.

Hoje é a vez daqueles com final de benefício 1 que ganham um salário mínimo por mês. Confira o calendário completo:

Recebe um salário mínimo

  • Benefício com final 1: 24 de novembro;
  • Benefício com final 2: 25 de novembro;
  • Benefício com final 3: 28 de novembro;
  • Benefício com final 4: 29 de novembro;
  • Benefício com final 5: 30 de novembro;
  • Benefício com final 6: 01 de dezembro;
  • Benefício com final 7: 02 de dezembro;
  • Benefício com final 8: 05 de dezembro;
  • Benefício com final 9: 06 de dezembro;
  • Benefício com final 0: 07 de dezembro.

Recebe mais de um salário mínimo

  • Benefício com final 1 e 6: 01 de dezembro;
  • Benefício com final 2 e 7: 02 de dezembro;
  • Benefício com final 3 e 8: 05 de dezembro;
  • Benefício com final 4 e 9: 06 de dezembro;
  • Benefício com final 5 e 0: 07 de dezembro.

13º em cota única do INSS

O segurado que começou a receber benefícios previdenciários do INSS a partir de maio deste ano terá acesso ao 13º salário em cota única a partir de hoje. Para isso, é necessário ter recebido aposentadoria, pensão por morte, auxílio reclusão, auxílio acidente ou auxílio doença por pelo menos 30 dias em 2022.

Os demais beneficiários tiveram acesso à gratificação natalina em duas parcelas, antecipadas mais cedo neste ano. Já quem entrou na folha de pagamento de maio em diante tem direito ao valor proporcional ao tempo desde a concessão do benefício, tudo de uma só vez.

Os repasses serão feitos nas mesmas datas de pagamento das rendas competentes a novembro, conforme calendário informado acima. A partir do próximo ano, o grupo começa a receber o 13º junto com os demais segurados.

Previsão do tempo

A previsão do tempo nesta quinta-feira é de risco de tempestade em quatro das quatro das cinco regiões brasileiras. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, as fortes chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora.

No Sul, o dia será de alta instabilidade, o que aumenta o risco de tempestade com ventanias no leste do Paraná. O Rio Grande do Sul terá um dia predominantemente frio, enquanto em Santa Catarina a expectativa é de chuva breve e passageira.

Para o Sudeste, os meteorologistas esperam tempestade e ventania em São Paulo, no Rio de Janeiro e boa parte de Minas Gerais. Os ventos podem alcançar até 70 quilômetros em algumas regiões paulistas.

O volume de chuva será menor no Mato Grosso do Sul e se dispersa pelo Mato Grosso. Ainda há possibilidade de grandes acumulados, trovoadas e ventos moderados em Goiás e Distrito Federal. No centro-oeste sul-mato-grossense, o tempo fica firme.

No Nordeste, chove bastante em grande parte da Bahia, Sergipe, Alagoas e leste de Pernambuco e da Paraíba. As pancadas serão rápidas e passageiras, mas no noroeste baiano pode haver tempestade. O tempo fica aberto no Ceará, interior pernambucano e Piauí.

Embora os temporais não estejam descartados nos estados da região Norte, o volume de chuva previsto é bem menor. A quinta-feira será de muito calor e bastante umidade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário