scorecardresearch ghost pixel



Pré-feriado de muita chuva! Estados estão em ALERTA nesta quarta (27)

Conforme indicado pela previsão do tempo, esta quarta-feira (27) será de chuvas intensas em todo o país. Veja a previsão de sua região!



Com a presença do ar quente e úmido no país, o final do mês de março tem sido marcado pela presença de nuvens carregadas e chuvas intensas em diferentes partes do Brasil. Segundo a previsão do tempo, as nuvens de chuva avançam em direção ao Rio Grande do Norte e Pernambuco. Com isso, aumentam os riscos de tempestades e possíveis transtornos, fenômeno conhecido como Onda de Leste.

Veja também: Eclipse solar total será visto do Brasil no dia 8 de abril?

O Nordeste ainda conta com a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que contribui para manter as chuvas em toda região e também no Norte do país. Por outro lado, a frente fria começa a se afastar em alto mar da costa do Espírito Santo. Na região Sul, o ar seco permanece, exigindo atenção aos moradores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Previsão do tempo para esta quarta-feira (27)

No Sul, a massa de ar seco influencia no clima da região, fazendo com que as temperaturas fiquem mais altas nos estados. Assim, grande parte da região terá a quarta-feira (27) de sol intenso e dia seco, sem previsão de chuva. Em contrapartida, o norte e leste de Paraná, assim como o estado de Santa Catarina, há previsão de chuvas fracas ao longo do dia.

No Sudeste, a combinação do ar quente e úmido aumenta as chances de chuva nos estados. Apenas o noroeste de Minas Gerais e o sul de São Paulo contam com previsão de tempo firme. No sul do Espírito Santo, norte e noroeste do Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro e centro-sul de Minas Gerais, a expectativa é de muita nebulosidade e chuvas a qualquer momento.

Já o Centro-Oeste conta com a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, facilitando a formação de nuvens carregadas em toda a região. No Mato Grosso, Goiás e a divisa de Mato Grosso do Sul com os estados, a previsão indica chuva a qualquer momento do dia, devido à presença de nuvens carregadas. O alerta de perigo vai para Mato Grosso e sul de Goiás, pela possibilidade de temporais intensos.

Chuvas volumosas no Norte e Nordeste

Na região Norte, o ar quente e úmido de aliado ao ZCIT, causando pancadas de chuva com raios durante o dia. Assim, apenas a divisa do Tocantins com a Bahia e a fronteira de Roraima com a Venezuela que ficam fora da previsão de tempestades. Em contrapartida, as chuvas volumosas irão acontecer no sul do Amazonas, Rondônia, litoral do Amapá, Pará e na divisa de Roraima com o Amazonas.

Por fim, a chegada da Onda de Leste traz chuvas intensas para a região Nordeste, especialmente no leste da região. A previsão para esta quarta é de chuvas no litoral e no interior de todos os estados do Nordeste. No Rio Grande do Norte e em Pernambuco, as chuvas podem ultrapassar dos 100 mm nesta quarta-feira, atingindo a metade da média de chuva esperada para todo o mês de março.




Voltar ao topo

Deixe um comentário