scorecardresearch ghost pixel



Emotet, o malware que causou um prejuízo bilionário; como ele se espalha?

Veja quais são os seus riscos e como ele conseguiu ser melhorado durante os últimos anos, a possibilitar fraudes bilionárias.



A segurança cibernética é cada vez mais reforçada na mesma medida que novos ataques surgem. Eles têm características silenciosas, em que o usuário afetado sequer tem conhecimento daquilo que está ocorrendo internamente com a sua máquina. 

Veja também: Encontre aplicativos que são ameaças ou identifique vírus no celular

São os casos dos botnets, que são um conjunto de dispositivos computadorizados conectados a uma só rede. Aqueles que estão sob seus controles, ao terem acesso remoto, são capazes de realizarem algum tipo de fraude ou de vender informações pessoais, como é o caso do Emotet.

O que é o Emotet?

Antes de tudo é importante saber qual é o seu objetivo. Durante a criação de um cavalo de troia, o método de atuação e os resultados esperados variam. Especificamente, o Emotet era um trojan bancário que procurava roubar os dados bancários. 

Hoje em dia, os malwares não são somente um vírus e sim de uma rede complexa cheia de funcionalidades maliciosas. Eles trabalham em possibilidades que visam facilitar o processo de golpe por meio da internet, e usam dos computadores alheios para a sua realização.

Ele havia sido derrubado por uma força-tarefa internacional, após ter causado danos bilionários. Mesmo com o envolvimento, o Emotet voltou após 10 meses inativo. 

Qual é o público-alvo desse malware? 

Por mais que grandes empresas sejam um alvo mais desejável, por ter uma grande movimentação de dinheiro, além de uma recorrência de visitação, os ataques podem ocorrer com pessoas comuns, sem qualquer envolvimento empresarial. 

O seu principal alvo são os sistemas governamentais, o que não apaga o risco para pessoas comuns. Durante os ataques às empresas, é mais provável que peçam um ransomware, que é um malware com uma criptografia que refém os arquivos pessoais do computador.

Para liberar,  o valor é cobrado em criptomoedas, para que o hacker não seja rastreado e seus dados expostos, para que sua identidade fique preservada. A maioria dos relatos provém dos Estados Unidos e da Europa.

Como o Emotet é detectado?

Ele é encontrado em campanhas que são, recorrentemente, enviadas por e-mail, em que a pessoa clica, interage com a plataforma e o computador já se torna infectado. Em outras palavras, ele pode ser descoberto em e-mails de phishing, que são aqueles que contém um anexo. 

Já infectado, o seu computador vai baixar, sem que você perceba, outros tipos de malware. Além disso, ele vai realizar diversas atividades de spam. Ele vai entrar na lista de contatos do seu e-mail, vai enviar conteúdos para todo mundo que estiver lá dentro. Com a segurança de que é uma pessoa próxima, a chance de um familiar ou algum amigo próximo clicar é maior do que se fosse uma empresa a enviar. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário