scorecardresearch ghost pixel



Empresas têm até quarta-feira (30) para pagar a primeira parcela do 13º

Os trabalhadores devem receber até quarta-feira a primeira parcela do 13º salário. A segunda parte é paga apenas em dezembro.



As empresas têm até a próxima quarta-feira (30) para pagar a primeira parcela do 13º salário dos funcionários que atuam de carteira assinada e que têm direito ao benefício. O pagamento extra é também conhecido como abono natalino.

Leia mais: Aposentadoria do INSS não será a mesma após reajuste de 6% no salário mínimo

A segunda parcela do 13º salário será paga em dezembro, no dia 20. O pagamento de agora é para os trabalhadores que não receberam o 13º antecipado ao tirar férias. Vale lembrar que as duas parcelas do 13º salário têm valores diferentes. A segunda delas vem com descontos.

Empresas têm até quarta para pagar o 13 salário

Na segunda parcela os trabalhadores recebem menos por conta dos encargos como do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Imposto de Renda (IR). Além disso, na segunda é feito também o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A dica dos economistas é para que os trabalhadores que têm dívidas aproveitem o 13º salário para quitar os valores pendentes e eliminar multas e juros.

Quem está com as contas em dia pode aproveitar o dinheiro de outras formas. Os trabalhadores podem reservar parte do dinheiro para pagar os gastos de todo início de ano, como a compra dos materiais escolares dos filhos e até os impostos dos veículos.

Mas é claro que, como o nome já diz, o 13º salário é conhecido como abono natalino e muitos brasileiros usam parte do dinheiro para fazer as compras Natal e demais gastos com as festas de fim de ano.

A ideia é ter sempre um bom planejamento financeiro. Assim o trabalhador pode usar uma parte e guardar a outra para organizar as finanças e começar 2023 com menos pendências ou até mesmo sem nenhum débito.

Outra dica é aproveitar o dinheiro para comprar à vista os presentes de Natal, assim é possível negociar descontos e conseguir ainda mais economia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário