scorecardresearch ghost pixel



Governo Lula: 3 cuidados a se tomar na hora de investir o dinheiro

Especialistas recomendam que os brasileiros fiquem atentos a essas mudanças para saber qual a melhor forma de investir o dinheiro.



As eleições 2022 terminaram no último dia 30 de outubro e o que fica agora é a expectativa de como será o novo governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No quesito investimentos, alguns especialistas orientam quais os cuidados na hora de investir daqui para frente.

Leia mais: Nucoin: Nubank cria moeda digital própria que será lançada em 2023

Historicamente falando, durante os governos petistas, de Lula e Dilma Rousseff, pelo menos três fatos acabaram mudando a dinâmica do mercado econômico, e consequentemente, dos investimentos.

Não há certeza se eles voltarão a se repetir, mas recomendação é ficar atento a essas mudanças para saber qual a melhor forma de investir o dinheiro. Confira abaixo!

3 cuidados para ter na hora de investir seu dinheiro durante o governo Lula

1. O PT é conhecido por defender papel social em empresas estatais

Neste caso, as empresas estatais são orientadas não apenas por critérios de mercado, mas acabam tendo funções sociais. A Petrobras, por exemplo, acabou sendo usada para impedir novos aumentos nos preços do combustíveis. Como consequência, houve elevação nas despesas e queda no lucro da companhia.

Mas isso não se aplicativa apenas ao governo petista. Bolsonaro no último ano de mandado também utilizou a estatal para reduzir o preço dos combustíveis, que atingiram patamares históricos, não de forma positiva.

Portanto, quando o assunto são as estatais, é preciso ter bastante cuidado, afirmam especialistas. O motivo está no risco político, independente de quem esteja no comando da Presidência da República.

2. Queda na Bolsa de valores por questões políticas

Muitas vezes, os investidores superestimam a capacidade de um governo petista em dar um guinada antimercado. Na prática, isso faz com que os preços das ações reduzam de forma generalizada.

Isso pode ser visto em 2002, quando havia no mercado o temor de uma reviravolta no Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira. Na ocasião, ele despencou 36% de janeiro a outubro, na época das eleições, por conta de um destaque da esquerda na economia.

Caso isso ocorra, economistas ressaltam que esta pode ser a oportunidade de comprar ações de companhias privadas a preços mais baixos.

3. Preço das ações pode inflar com ajuda estatal

Enquanto esteve no governo, o PT adotou a ideia de que o Estado poderia contribuir na expansão de empresas no mercado interno e externo. O intuito era criar “companhias campeãs”, que conseguissem bater de frente com as gigantes mundiais.

Um caso conhecido e que não vingou foi o da empresa de telecomunicações Oi, em 2008, que teve sua fusão facilitada com a Brasil Telecom. O objetivo era criar uma grande empresa brasileira em telecomunicação. No entanto, em 2016, a empresa acumulava R$ 65 bilhões em dívidas, tendo entrado com pedido de recuperação judicial.

Sobre essa possibilidade, não são descartadas medidas parecidas, pois, em carta aberta, o PT falou durante sua campanha que enxerga nos bancos públicos, a exemplo o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um forte indutor de crescimento. Porém, não ficou claro como estas instituições serão administradas durante o novo governo.

Com informações UOL




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário