Mito ou real: é perigoso deixar o celular carregando durante a noite?

Você tem o hábito de deixar o celular carregando a noite? Saiba se essa prática traz algum risco ou isto é permitido sem preocupações.



A bateria do celular está acabando, mas você só se deu conta disso na hora de dormir? Isso acontece com frequência, nó sabemos. A sua primeira atitude é colocar o aparelho para carregar, certo? O problema ao qual muita gente não se atenta é que deixar o celular carregando a noite toda pode ser arriscado por algumas razões.

Leia mais: Você vai poder conectar outros celulares no seu perfil do WhatsApp

Os aparelhos atuais são mais seguros, logo um problema é muito mais difícil de acontecer, contudo é sempre importante ter cautela, principalmente se você utiliza um carregador que não é o original da merca e modelo.

Celular carregando a noite: pode?

Lembra que antigamente era inaceitável deixar o celular carregando durante toda a noite? As pessoas tinham medo de situações como o superaquecimento das baterias que poderiam causar explosões e incêndios.

A questão é que as tecnologias evoluíram, logo hoje isso tudo está muito mais seguro. No entanto, como já dito antes, é importante usar somente o carregador de fábrica. Mesmo que ele seja mais caro do que as versões paralelas, é mais seguro assim. Em outras palavras, os carregadores que não são os originais podem apresentar mais riscos.

É natural que depois de horas ligado ao carregador, o celular fique mais quente. Faz parte do funcionamento da bateria de lítio. Sempre que atinge uma quantidade de calor, a tendência é que ele mude de temperatura.

Se você precisa deixar o telefone carregando durante toda a noite, lembre-se de escolher um lugar arejado e em uma superfície fria. Por exemplo: uma mesa de pedra ou algum suporte que evite que o aparelho aqueça além da conta.

Ao ter esse cuidado, mesmo que você deixe o celular no carregador por várias horas, o controle da temperatura evita que ele seja danificado. Outro detalhe para te deixar mais tranquilo é que a bateria convencional dos smartphones é projetada para aguentar até 45°C. Há ainda mais um ponto a se considerar: os celulares mais recentes cortam o carregamento quando a bateria atinge 100%, ou seja, não há mais corrente de energia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário