scorecardresearch ghost pixel



Resultado das eleições: conheça os 27 governadores eleitos em 2022

Segundo turno das eleições para a escolha dos governadores agitou 12 estados. Os outros 15 haviam sido decididos no início do mês. Veja a relação.



Neste domingo, 12 estados brasileiros foram palco do polêmico segundo turno das eleições de 2022 para a escolha dos seus governantes. Os outros 15 já tinham decidido os novos representantes ainda no primeiro domingo do mês, 2. Confira a relação completa com os 27 governadores eleitos.

Leia mais: Eleições 2022: prazo para emitir o e-Título termina sábado (29); veja como fazer

A relação foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os representantes que conseguiram se eleger na fase final das eleições de 2022 foram os dos estados: Alagoas; Amazonas; Bahia; Espírito Santo; Mato Grosso do Sul; Paraíba; Pernambuco; Rio Grande do Sul; Rondônia; Santa Catarina; Sergipe e São Paulo.

Governadores eleitos no segundo turno

De acordo com o TSE, foram eleitos segundo turno os seguintes candidatos:

Alagoas: Paulo Dantas (MDB)

Natural de Maceió (AL), Paulo Dantas (MDB) tem 43 anos e é administrador de empresas formado pelo Centro Universitário Cesmac. Em 2018, foi eleito deputado estadual de Alagoas, mas por meio de eleição indireta ainda neste ano, assumiu o governo do estado, uma vez que o então governador Renan Filho deixou o cargo para disputar as eleições para o Senado.

Amazonas: Wilson Lima (União)

Tem 46 anos, é casado e nasceu na cidade de Santarém, no Pará. Atualmente governa o estado do Amazonas. Tem Tadeu de Souza (Avante) como vice e concorreu à reeleição pela coligação Aqui é Trabalho.

Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT)

É indígena, natural de Aiquara (BA) e tem 57 anos. Atua como engenheiro agrônomo e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi eleito pela coligação Pela Bahia, Pelo Brasil. O seu vice é o atual vereador de Salvador Geraldo Júnior.

Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB)

É a terceira vez que é eleito ao governo do estado. Tem 61 anos, é engenheiro florestal e bacharel em Direito. Foi governador capixaba em 2010, mas não se reelegeu em 2014. Em 2018, foi escolhido novamente para o cargo. O feito se repetiu no último domingo, 30. Concorreu neste pleito pela coligação Juntos por um Espírito Santo mais Forte.

Mato Grosso do Sul: Eduardo Riedel (PSDB)

Tem 53 anos, é empresário e nasceu no Rio de Janeiro (RJ). Ele concorreu pela coligação Trabalhando por um Novo Futuro (Federação PSDB Cidadania/Republicanos/PP/PSB/PL/PDT). Seu vice é José Carlos Barbosa (PP), de 58 anos. Um advogado e deputado estadual eleito em 2018.

Paraíba: João Azevêdo (PSB)

Tem 69 anos. Nasceu em João Pessoa (PB) e atualmente é governador do estado. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é professor aposentado do Instituto Federal do estado (IFPB). Concorreu à reeleição pela coligação Juntos pela Paraíba.

Pernambuco: Raquel Lyra (PSDB)
Advogada, 43 anos, é ex-prefeita de Caruaru. Deixou o mandato para concorrer ao governo de Pernambuco (PE). Lyra já foi delegada da Polícia Federal, chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos e deputada estadual. Elegeu-se prefeita de Caruaru em 2016 e conseguiu a reeleição em 2020.

Rio Grande do Sul: Eduardo Leite (PSDB)

Tem 37 anos e foi governador do Rio Grande do Sul entre 2019 e 2022. Também foi prefeito de Pelotas (RS). Ele havia renunciado ao cargo em março deste ano para concorrer à Presidência da República, mas desistiu após perder as prévias do partido.

Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União)

Natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ), é casado e tem 54 anos. Alcançou a reeleição ao governo de Rondônia ao lado do vice, Sérgio Gonçalves da Silva, também do partido União. Ambos concorreram aos cargos pela coligação Compromisso, Trabalho e Fé.

Santa Catarina: Jorginho Mello (PL)

Com 66 anos, Jorginho Mello (PL) ocupa hoje o cargo de senador de Santa Catarina. Foi deputado federal pelo estado de 2011 a 2019 e concorreu ao governo catarinense pelo Partido Liberal de forma isolada. A vice na chapa, eleita com ele, é a delegada Marilisa (PL).

São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), 47 anos, é engenheiro e servidor público federal. Foi ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro e chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil durante a Missão das Nações Unidas (ONU) para a estabilização no Haiti (Minustah).

Sergipe: Fábio Mitidieri (PSD)

Administrador de empresas, Fábio Cruz Mitidieri (PSD) tem 45 anos, foi deputado federal por dois mandatos – eleito em 2014 e em 2018 – e também foi vereador de Aracaju (SE), sua cidade natal. Ocupou os cargos de secretário municipal de Esportes e de estado de Trabalho. Em 2022, concorreu ao governo de Sergipe pela coligação Novo Tempo pra Sergipe.

Veja abaixo a relação dos governadores eleitos no primeiro turno:

  • Acre: Gladson Cameli (PP);
  • Amapá: Clécio (Solidariedade);
  • Ceará: Elmano de Freitas (PT);
  • Distrito Federal: Ibaneis Rocha (MDB);
  • Goiás: Ronaldo Caiado (União Brasil);
  • Mato Grosso: Mauro Mendes;
  • Maranhão: Carlos Brandão (PSB);
  • Minas Gerais: Zema (NOVO);
  • Paraná: Ratinho Júnior (PSD);
  • Pará: Helder (MDB);
  • Piauí: Rafael Fonteles (PT);
  • Rio de Janeiro: Cláudio Castro (PL);
  • Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT);
  • Roraima: Antônio Denarium;
  • Tocantins: Wanderlei Barbosa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário