Entre os eletrodomésticos indispensáveis está a geladeira, responsável pela refrigeração de alimentos. Ao abrir o congelador dos brasileiros, é comum encontrar um recipiente com feijão. Essa leguminosa tornou-se um dos ingredientes principais da refeição diária de cada um, por ser uma excelente fonte de proteína e ficar saboroso ao lado do arroz.
Veja também: É verdade que arroz com feijão supera dietas famosas para emagrecer?
Quanto tempo o feijão pode ficar congelado?
Mesmo congelado, todo alimento tem um prazo de validade, então é bom ficar atento ao dia em que os feijões foram colocados no refrigerador. Em geral, os grãos podem ficar até 3 meses, então busque fazer a quantidade que será usada considerando esse período. Para evitar desperdício, busque por receitas como croquetes, saladas e farofas.
O que você precisa saber antes de congelar o feijão
Prepare o feijão sem tempero algum, adicionando o condimento apenas quando for consumir. Isso é necessário para evitar que o grão não perca textura e azede, absorvendo um sabor desagradável.
O feijão pode ir direto para a panela quando sair do freezer, dispensando qualquer processo de descongelamento. Mexa bem até obter uma consistência maleável e comece a temperar.
Divida as porções de feijão em pequenos potes, tornando mais prático o manuseio. Assim que precisar, basta pegar o recipiente com a quantidade certa para consumo e cozinhar normalmente.
Preste atenção no dia do preparo
Às vezes você faz o feijão e acaba se esquecendo de quanto tempo passou, então a melhor maneira de não esquecer é criando uma etiqueta. Anote em um papel ou adesivo a data exata do cozimento, colocando-os nos recipientes.
O feijão congelado, além de compor as refeições, é a melhor alternativa para caldos, sopas, molhos e demais aperitivos. Há quem bata no liquidificador, buscando formar um caldo encorpado, já que na hora de refogar recomenda-se acrescentar água ou algum outro líquido para ferver.