A aposentadoria especial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é concedida aos segurados que exercem atividades com exposição aos agentes nocivos à saúde, como químicos, físicos ou biológicos. Precisa ser de forma permanente e sem interrupção. Veja quais profissões dão acesso à aposentadoria mais cedo.
Leia mais: Todos os beneficiários do INSS vão receber o 13° salário? Veja lista completa
Os agentes físicos são os ruídos acima do permitido, assim como o calor intenso, frio excessivo e tantos outros. No caso dos químicos estão substâncias como arsênio, benzeno e iodo. No caso dos biológicos podemos citar os vírus e bactérias.
Profissões com acesso à aposentadoria mais cedo
Ao notar o que quer dizer cada um dos tipos de agentes é possível perceber que algumas profissões são mais expostas do que outras. Os trabalhadores, depois de longos períodos, têm a saúde em risco por conta da exposição prolongada. Por essa razão, eles podem conseguir se aposentar mais cedo.
Quanto maior o risco da profissão, menor será o período de contribuição ao INSS para conseguir a aposentadoria. Em alguns casos, os profissionais podem se aposentar até 10 anos mais cedo por alto risco, com 15 anos de contribuição e 66 pontos.
Para as profissões de risco médio, a exigência é de 20 anos e 76 pontos. Nos casos de menor risco são 25 de contribuição e 89 pontos. As profissões com acesso mais cedo à aposentadoria envolve atividades muito comuns, mas que alguns trabalhadores sequer têm conhecido do direito ao benefício especial.
Veja abaixo algumas delas:
- Britador;
- Perfurador de Rochas em Cavernas;
- Mineiros no subsolo;
- Carregador de Rochas;
- Cavouqueiro;
- Choqueiro;
- Operador de britadeira de rocha subterrânea
- Carregador de Explosivos;
- Fundidor de Chumbo;
- Laminador de Chumbo;
- Trabalhador em Túnel ou Galeria Alagada;
- Extrator de Mercúrio;
- Fabricante de Tinta;
- Encarregado de Fogo;
- Moldador de Chumbo;
- Extrator de Fósforo Branco.
O trabalhador pode solicitar a aposentadoria pelo aplicativo Meu INSS, no site do instituto, assim como pelo telefone 135. Na data marcada terá que comparecer em alguma agência com todos os documentos solicitados no processo para comprovar o direito à aposentadoria especial.