scorecardresearch ghost pixel



Seu gato pode estar ‘emocionalmente’ machucado; 5 coisas que ele odeia

Os animais domésticos gostam muito de chamar a atenção e interagir com os seus criadores, mas existem limites para que isso ocorra de forma saudável.



As pessoas não enxergam o mundo como os seus pets, então às vezes confundem certas reações. Sendo assim, é preciso saber interpretar suas reações a partir da sua natureza animal. A domesticação envolve perceber cuidadosamente as necessidades de cada espécie, adaptando-as ao ambiente doméstico, de modo que os felinos não se frustrem. 

Veja também: Por que os gatos não gostam de ficar em ambientes com portas fechadas?

Não faça isto com o seu gato! 

Esquecer de limpar a caixa de areia 

Os gatos fazem questão de estar limpos, por isso sempre estão lambendo o próprio pelo, no intuito de eliminar partículas estranhas. Caso ele perceba alguma negligência em relação à caixa de areia, pode começar a adotar uma postura resistente, evitando urinar, o que prejudica sua saúde. 

Ficar fazendo barulhos com o objetivo de assustar

Primeiramente, não há motivos para assustar o gato, mesmo porque essa atitude é extremamente prejudicial. Sua audição é muito mais sensível e o medo gera uma reatividade agressiva. Ainda que ele fique quieto, no canto, jamais escute música em volume alto e deixe-o exposto a fogos de artifício. 

Não trocar a comida que está velha

Um detalhe muito importante na dieta dos felinos é que eles não devem consumir apenas ingredientes secos. Dessa forma, o sachê ajuda a garantir todos os nutrientes, mas a desatenção em deixar a ração no pote até que ela acabe, não considera que os pets estão deixando de comer. 

Ficar provocando insistentemente 

Puxar o rabo, balançar seu corpo e realizar várias brincadeiras que são estimuladas nas redes sociais não é algo recomendado. Esses estímulos causam muito estresse, fazendo com que ele deixe de confiar em você. 

Mudar o gato de lugar toda hora

‘’Em gato que está descansando ninguém mexe’’ não é uma regra qualquer, pois o sono regular não deve ser interrompido. Seu metabolismo depende de horas de soneca diária, então não fique interrompendo uma etapa do seu ciclo vital.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário