scorecardresearch ghost pixel



Turbinado: 4 segredos que vão deixar (e manter) seu cérebro afiado e saudável!

Ter um cérebro saudável é fundamental para o nosso corpo. Certos hábitos podem turbinar suas capacidades e deixá-lo sempre em forma. Saiba como!



O organismo humano tem uma orientação baseada em sistemas, portanto, se algum deles deixa de funcionar, pode impactar o ciclo vital dos outros. Contudo, o cérebro controla todas as ações e negligenciá-lo só aumenta os riscos de desenvolver doenças. Da diabetes às doenças cardíacas, é preciso evitar qualquer enfermidade começando pelo cuidado quanto às atividades cerebrais. 

Veja também: Nutricionista de Harvard entrega quais são os melhores alimentos para o seu cérebro

Cuide do seu cérebro com estes hábitos que não podem ser esquecidos

Respeite o seu tempo de descanso 

Comece a dormir cedo para acordar cedo, respeitando o horário do seu sono, porque é fundamental recuperar as energias. Dormir pouco resulta na falta de energia para realizar qualquer outra atividade, incluindo comer bem e fazer tarefas básicas. Jamais esqueça de preparar um ambiente tranquilo, deixando o quarto limpo, arejado e sem interferências de luzes. 

Pratique exercícios físicos com frequência 

Não precisa começar fazendo treinos pesados, mas faça pelo menos uma caminhada até se sentir confiante para andar de bicicleta, dançar, frequentar a academia ou realizar circuitos em casa. Movimente-se o quanto puder, subindo escadas e aproveitando aquelas oportunidades de queimar calorias, liberando hormônios da felicidade como a serotonina. 

Exercite também as suas múltiplas inteligência

Todas as pessoas têm a capacidade de desenvolver múltiplas inteligências, ligadas às artes, raciocínio lógico e domínio do espaço. Desafie o seu cérebro com desafios, buscando jogos de tabuleiro, esportes, cursos do seu interesse e principalmente os livros. Passeios culturais também são excelentes alternativas para espairecer enquanto aprende coisas novas. 

Invista em uma alimentação equilibrada

Crie um cardápio semanal e mensal, sem restrições exageradas, porque cada um tem suas necessidades alimentares. Não pule o café da manhã, para que você não comece procrastinando os primeiros compromissos. Beba bastante água e aproveite verduras, frutas e legumes, incluindo-os de forma criativa, fazendo receitas que exaltam o sabor desses alimentos. Por fim, fique longe dos ultraprocessados que só te deixam ainda mais cansado, devido ao baixo valor nutricional.




Voltar ao topo

Deixe um comentário