scorecardresearch ghost pixel



Vazamentos de dados: criminosos podem ter usado informações para pedir dinheiro?

O sistema é gratuito e pode ser acessado pela internet. É uma segurança para os cidadãos em casos de vazamentos de dados. Saiba como usar o serviço.



Os recentes vazamentos de dados dos brasileiros deixaram muitas pessoas preocupadas com o uso das informações por parte dos criminosos. A boa notícia é que um sistema do Banco Central fornece informações gratuitas sobre todas as dívidas com bancos e órgãos públicos, cheques devolvidos, contas, chaves PIX e operações de câmbio.

Leia mais: Golpes em postos de combustível ficam mais comuns; conheça os mais famosos

O sistema é uma forma de segura de identificar se os dados pessoais foram usados sem a devida autorização. Por exemplo, por criminosos que se passam pelas vítimas e fazem contas em bancos e no comércio em geral. Saiba como consultar se os seus dados continuam protegidos.

Vazamentos de dados

Nos casos de vazamento de dados, as vítimas relatam movimentações estranhas nas contas, assim como o cadastro de novas chaves PIX que não foram criadas pelos titulares.

O Registrato foi criado pelo Banco Central na tentativa de facilitar a checagem no uso dos dados, principalmente em casos de vazamento. É um monitoramento completo de todas as informações relevantes sobre os cidadãos.

Por meio dele o cidadão confere a relação de cheques que foram devolvidos, consulta a suas dívidas com órgãos públicos inscritas no Cadin Federal e muito mais. Os relatórios são sigilosos e podem ser checados somente pelo cidadão ou pessoa autorizada por ele.

O sistema pode ser acessado por meio do login e senha no portal gov.br. É preciso ter nível prata ou ouro para ter acesso às informações, já que se trata de dados sensíveis. Caso o cidadão note alguma movimentação estranha e que não tenha sido feita por ele, a dica é o quanto antes entrar em contato com a instituição financeira e relatar o caso.

Outra forma de tentar reverter a situação é contar com o suporte oferecido pelo Banco Central, ao clicar em “Fale conosco” ou também por meio do telefone 145. Mais uma possibilidade de consulta é também nas instituições e bancos onde cada cidadão tem conta. É só pedir a emissão dos relatórios de movimentações para checar todas elas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário