scorecardresearch ghost pixel



Xô, gordura! Receita perfeita para limpar as bocas do fogão e deixá-las novinhas

Seu fogão tem resistido bem ao tempo, mas está com a chama mais fraca do que deveria? Talvez esteja na hora de limpar e desentupir as bocas do fogão corretamente.



O fogão a gás ainda é o melhor equipamento para efetuar o preparo dos alimentos em casa. O aquecimento é mais consistente e pode ser mais poderoso do que é oferecido por fogões à indução (elétricos), por exemplo. 

Por isso, é preciso manter seu fogão em ordem e garantir que o funcionamento esteja correto. Para tanto, descubra como limpar e desentupir as bocas do fogão da sua casa.

Veja também: Melhores receitas que não usam o fogão para nada

Por que você precisa desentupir as bocas do fogão?

Uma das tarefas da casa mais trabalhosas é limpar o fogão após vários dias de uso. A maioria das pessoas não realiza limpezas diárias do equipamento, por isso a sujeira vai se acumulando.

O problema maior é o acúmulo de gordura que fica pelo fogão, principalmente nas saídas do fogo. Uma mistura caseira, no entanto, é capaz de fazer a higienização adequada das bocas do fogão de forma simples e sem esfrega-esfrega. Assim, você vai se surpreender após desentupir as bocas do fogão.

Hoje vamos te ensinar a preparar uma mistura especial destinada à limpeza das bocas do fogão. Afinal, nada melhor e mais saudável do que poder cozinhar em um equipamento bem higienizado. Além disso, por ser uma receita simples, qualquer um pode fazer e manter estocado dentro de casa. Mais do que isso, essa dica vai economizar uns bons trocados em material de limpeza.

Receita definitiva para limpar a desentupir as bocas do fogão

Para saber a situação das bocas do seu fogão, preste atenção no tempo que demora para esquentar a comida. Se você sentiu que o fogo está mais fraco do que antes, é sinal de que os furinhos das bocas podem estar entupidos.

Você vai precisar de apenas alguns ingredientes para preparar o limpador caseiro. A fórmula para limpar as bocas do fogão utiliza produtos fáceis de encontrar em qualquer estabelecimento especializado.

Para fazer esta receita, você vai precisar de:

  • 100 ml de amônia;
  • 90 ml de água-oxigenada de 40 volumes.

Não se esqueça de separar material de proteção, como luvas e máscaras. Como a fórmula utiliza amônia, tenha cautela ao manusear os produtos. Mas saiba que a solução é excelente para limpar e desentupir as bocas do fogão.

Modo de preparo completo:

Com os ingredientes em mãos, misture-os dentro de um pote de plástico e mergulhe as bocas do fogão dentro da solução caseira. Leve o recipiente ao sol e deixe a mistura agir por cerca de 1 hora inteira.

Depois disso, retire com cuidado e enxágue para retirar o excesso de sujeira. Coloque as bocas novamente no fogão e teste. Se for preciso, repita o procedimento.

Atenção: se o seu fogão estiver limpinho, é possível utilizar as agulhas de desentupir a boca de fogão. Basta passar os metais pelos buraquinhos e eliminar qualquer resíduo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário