O mercado automotivo é um dos que mais se beneficiam do fim de ano, quando as vendas aumentam e chegam a bater recordes. É comum que as empresas façam promoções e ofertas para chamar a atenção do cliente ou promover um “bota-fora” de modelos que vão passar por atualizações.
Leia mais: Mudanças do Pix estão chegando: saiba como você será afetado
O brasileiro costuma aproveitar a época para presentear a si mesmo ou a outras pessoas no Natal. Além disso, muitos utilizam o 13º salário ou bonificação natalina para comprar ou trocar o veículo.
Mesmo considerando todos esses pontos, especialistas afirmam que esperar um pouquinho e adiar a compra pode ser uma boa ideia. A seguir, confira 7 razões para comprar seu carro somente no primeiro trimestre de 2023:
Mudanças
Todos os modelos passam a ser 23/23 a partir de janeiro, e isso pode trazer surpresas. No início deste ano, uma nova lei sobre emissões veiculares determinou que carros produzidos a partir de 1º de janeiro teriam que adotar algumas normas, o que resultou em atualizações em diversos modelos 22/22.
Embora não haja nenhuma alteração prevista para o próximo ano, é melhor prevenir do que remediar.
Vender o usado
Na hora de trocar seu usado por um novo, é importante ter paciência nas negociações e não fazer a venda no impulso de garantir logo o dinheiro. A dica é analisar preços mínimos e máximos em classificados para saber se o valor que o lojista está oferecendo é justo.
Caso não seja, você pode procurar outro comprador enquanto espera.
Fila de espera
A escassez de semicondutores que resultou na falta de veículos novos nas prateleiras ainda está se normalizando. Aguardar a fila diminuir é bom para quem não quer esperar meses para receber seu veículo, planeja escolher acessórios e cores ou busca descontos.
Preço melhor
Se o modelo que você escolheu ainda estiver disponível no próximo ano, você poderá comprar a versão 22/23 por um preço bem melhor. A maioria dos compradores prefere levar o 23/23, mesmo que ele não venha com grandes mudanças.
Barganha
Evite contratar crédito para comprar seu carro. É melhor esperar mais alguns meses para dar uma entrada melhor ou até pagar à vista, do que financiar um valor mais alto. Vale lembrar ainda que o financiamento inclui um Custo Efetivo Total, que deixa a conta ainda maior.
Pesquisa
Outra vantagem de aguardar mais algumas semanas ou meses é ganhar tempo para pesquisar o carro ideal. Com a correria do fim de ano, você pode acabar comprando um veículo que não está de acordo com sua realidade ou necessidade.
Mais tempo disponível também inclui a possibilidade de realizar um teste drive mais longo ou até de alugar um modelo semelhante para sentir a performance do carro escolhido no dia a dia.
Vendedor certo
A última dica é: não escolha o vendedor com pressa. Lojas têm diferenciais e a mais próxima da sua casa não necessariamente é mais vantajosa. Pesquisando o lugar ideal, você pode conseguir descontos maiores, acessórios e até sair de lá com o IPVA quitado.