scorecardresearch ghost pixel



9 coisas que seu médico quer que você saiba antes da consulta

Você precisa entender algumas coisas sempre que for procurar um médico. Essas informações merecem atenção para melhores diagnósticos.



Encontrar um médico de confiança parece ser algo cada vez mais difícil de acontecer atualmente. Com tantos planos de saúde e precariedade no Sistema Único de Saúde (SUS), os cidadãos não conseguem manter o mesmo especialista por muito tempo. Antigamente, era normal ter um médico de família para tratar das doenças e do histórico de cada pessoa.

Veja também: Piores hábitos que você não deve repetir em 2023; pare com eles agora!

Na prática, o que acontece é que a maior parte das pessoas só procura um médico quando está com algum tipo de emergência. O melhor a se fazer era realizar consultas periódicas para avaliar e acompanhar a evolução da sua saúde com o tempo.

Ainda assim, muitas pessoas têm vergonha de fazer determinadas perguntas ao “doutor”. O que você precisa saber é que seu médico já ouviu de tudo e precisa que você tenha honestidade durante a conversa. Só assim será possível encontrar um diagnóstico mais preciso.

Seu médico quer que você saiba disso o quanto antes

Alguns problemas de saúde podem ser embaraçosos, principalmente por conta dos motivos que os levaram a aparecer. Ainda assim, é preciso investigar as causas e consequências de cada quadro se quiser obter a cura. Por isso, seu médico adoraria que você falasse o que sente e o que está pensando com bastante clareza.

Inclusive, por isso você deveria procurar por um especialista que saiba entender suas demandas e que tenha empatia. Pensa também que a maior parte dos médicos já se deparou com situações bem mais complexas e inusitadas do que se pode imaginar. Logo, seu caso não será nenhuma novidade para ela, quanto muito será espantoso.

Você não está indo ao médico para fazer um novo amigo ou para impressionar alguém. Seu objetivo deve ser o de tratar da saúde e resolver possíveis problemas que possam estar atormentando a sua qualidade de vida.

Confira algumas coisas que você precisa saber:

  1. Seu histórico familiar é importante;
  2. Você tem mais controle sobre sua saúde do que imaginava;
  3. O médico precisa saber tudo sobre sua medicação;
  4. Peso e sono são coisas importantes;
  5. Sentir dor nos seios é comum;
  6. Conheça suas alergias;
  7. O Google ajuda, mas nunca é capaz de resolver e, quase sempre, erra no diagnóstico (é o que dizem as pesquisas);
  8. Qualquer detalhe importa;
  9. O tratamento deve ser feito conforme indicado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário