Você tem o hábito de tomar café todos os dias? Essa bebida está presente na rotina da maioria dos brasileiros, seja com açúcar, adoçante ou pura. O café é um ótimo estimulante, e, em doses adequadas, pode ajudar na concentração.
Veja também: Skincare? Limpar panelas? Veja porque nunca jogar a borra de café no lixo
Ou seja, é o melhor amigo de quem precisa de foco para trabalhar ou estudar. Além de ter um sabor agradável para muitas pessoas e nos esquentar quando está frio. Fora isso, o café é sinônimo de união.
Quem nunca se aproximou dos colegas de trabalho por conta das pausas para o cafezinho, ou tinha esse hábito junto com algum familiar? O café pode ser o motivo perfeito para uma pausa ou uma boa conversa.
Café pode aumentar a ansiedade e outros problemas
Quando falamos de café, estamos falando de bebidas com cafeína no geral. Então esses efeitos podem ser sentidos por quem bebe muitos refrigerantes como Coca-Cola, chá preto ou mesmo consome chocolate.
Fato é que essas bebidas causam uma espécie de vício. Você se sente cansado, toma seu café, depois se sente mais cansado do que antes, bebe outro café, e assim vai. Ou seja, a cafeína não elimina a sensação de sono e cansaço, apenas retarda um pouco esse incômodo.
Por isso, é fundamental saber a hora de parar. A cafeína pode trazer alguns malefícios ao seu organismo, como:
- Estresse;
- Ansiedade;
- Insônia;
- Aumento da pressão arterial;
- Colesterol alto;
- Tremores;
- Prisão de ventre;
- Dores musculares;
- Fadiga.
Como reduzir a ansiedade?
Se você já está sentindo esse efeito do alto consumo do café, ou mesmo por conta da rotina agitada, existem alguns truques para se sentir melhor:
- Faça exercícios de respiração profunda e relaxamento para controlar a respiração e a tensão muscular.
- Tire o foco dos problemas: leia um livro, assista a um filme, ouça música ou saia para caminhar.
- Durma e acorde em horários definidos, pois a falta de sono pode agravar a ansiedade.
- Se alimente de forma equilibrada, evitando alimentos com muita cafeína ou açúcar.