Atividade física frequente está em todas as recomendações de especialistas em saúde do mundo inteiro. No entanto, o que você não sabia é que um exercício bem diferente pode acarretar ganhos incríveis para sua saúde. Basta começar a andar para trás.
Veja também: Comer mamão todo dia te deixa mais bonito e jovem; veja os benefícios
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), realizar 150 minutos de atividade aeróbica por semana é o ideal para fortalecer o corpo. Andar para trás pode ser ainda mais benéfico.
Como andar para trás pode melhorar sua saúde?
Um dos benefícios que podem ser destacados no simples ato de andar para trás é o do equilíbrio. Sim, pessoas que praticam esse ato com frequência, tendem a ter uma marcha mais coesa e equilibrada. A frequência muscular é um dos pontos que mais se beneficiam com o exercício.
Adicionar mudanças na inclinação ou declínio também pode alterar a amplitude de movimento das articulações e músculos. Isso oferece alívio da dor para condições como a fascite plantar – uma das causas mais comuns de dor no calcanhar.
Mais do que isso, andar para trás tende a forçar alguns músculos das costas. Dessa maneira, a pessoa pode se sentir melhor em relação a dores na lombar e no fortalecimento da musculatura posterior do corpo.
Aliás, algumas pesquisas demonstram que pessoas com problemas neurológicos advindos de AVC, por exemplo, podem recuperar parte dos movimentos motores. Isso diz respeito ao ato de caminhar.
Como se não bastassem todos os benefícios citados, saiba que andar para trás tende a gastar 40% mais calorias. Esse gasto se relaciona proporcionalmente comparado ao gasto energético de andar normalmente para frente.
Como praticar o exercício
Se andar para trás parece muito fácil, mas as limitações de espaço afetam sua capacidade de correr para trás, outra maneira de aumentar ainda mais o desafio é começar a arrastar pesos. Fazer isso da forma correta, tende aumentar ainda mais o recrutamento dos músculos do joelho e exige mais do coração e dos pulmões.
Ao andar para trás, é mais provável que percamos obstáculos e perigos nos quais podemos colidir ou cair. Então, por segurança, é melhor começar dentro de casa, onde você não colidirá com alguém.
Foto: mantinov/Shutterstock